segunda-feira, 29 de março de 2010

devil may cry

O que fez de Devil May Cry um clássico foi, além da excelente história e dos belos gráficos, a adaptação da jogabilidade 3D com a ação que só era experimentada, até então, em jogos 2D. Pela primeira vez elaborou-se um jogo completamente em 3D no qual o jogador atira, pula, luta com espadas, tudo isso em um ritmo muito acelerado. Os produtores encaixam-no em um novo gênero, o Stylish Crazy Action (ação louca e cheia de estilo, em uma tradução literal). Também se destaca a capacidade de jogar com Dante transformado em demônio, situação na qual é possível voar, soltar raios, chamas e utilizar diversos outros poderes sem que haja alteração nos comandos ou na jogabilidade.

O jogo ambienta-se em cenários predominantemente góticos, porém muito bonitos.

Dante possui aparência e atitudes semelhantes às de um rock star, o que se adequa perfeitamente à trilha sonora do jogo, geralmente composta de músicas instrumentais com guitarras e bateria. Em algumas situações, a música de fundo se altera para o canto lírico ou instrumentadas por órgão, para combinar com a história e o cenário que é apresentada ao jogador.

Destacam-se, também, as armas de Dante. São 3 espadas, um par de luvas e 5 armas de fogo. As espadas são a Force Edge (Sparda), Alastor, e Sparda. Alastor é usada mais freqüentemente durante o jogo. Possui poderes elétricos e concede a Dante a capacidade de se transformar no modo demônio. Alastor é o nome de uma figura mitológica grega, que também é conhecida como o Executor. A luva Ifrit possui poderes de fogo e seu nome provém de uma figura da mitologia árabe pré-islêmica. As armas de fogo não merecem tanta atenção, exceto pelas pistolas iniciais de Dante: Ebony e Ivory (ébano e marfim). Note que elas têm o nome de uma música de Paul McCartney (baixista dos Beatles) , que tocavam o adorado rock de Dante. São duas pistolas .45acp, uma preta e outra prateada. As outras quatro armas de fogo são, uma espingarda calibre 12 de cano curto, um lança granadas, uma arma de arpão e uma arma dos demônios forjada no submundo, a Nightmare Beta.
[editar] Missões

Missão #01 : Curse of the Bloody Puppets (A Maldição dos Fantoches Sangrentos).

Missão #02 : Judge of Death (O Juíz da Morte).

Missão #03 : Destroyer of Ardor (Destruidor de Ardor).

Missão #04 : Dark Knight (Cavaleiro das Trevas).

Missão #05 : Guiding of the Soul (Orientador das Almas).

Missão #06 : Evil of the Waterways (O Mal dos Esgotos).

Missão #07 : Holding the Key of Ardor (Segurando a Chave de Ardor).

Missão #08 : The Legendary Dark Knight (O Lendário Cavaleiro das Trevas).

Missão #09 : New Strenght (A Nova Força).

Missão #10 : Canyon of Mist (Canyon de Névoa).

Missão #11 : Fate (Destino).

Missão #12 : Ghost Ship (Navio Fantasma).

Missão #13 : Abyss (Abismo).

Missão #14 : Deep Darkness & Towering Mountains (Escuridão Profunda & Montanhas Altas).

Missão #15 : Wheel of Destiny (Roda do Destino).

Missão #16 : Nightmare of Darkness (Pesadelo da Escuridão).

Missão #17 : Parted Memento (Memória Partida).

Missão #18 : Spirit Stone , "Elixir" (A Pedra Espiritual, "Elixir").

Missão #19 : Enter the Corrupt World (Entrando no Mundo Corrupto).

Missão #20 : Showdown With Nightmare (O Confronto Final com o Pesadelo).

Missão #21 : Living Cave (Caverna Viva).

Missão #22 : Legendary Battle (Batalha Lendária).

Missão #23 : Mother´s Guide (Que Minha Mãe me Guie)
[editar] Inimigos menores

Marionette: Bonecos com a aparência dos antigos moradores da ilha, mas com demônios controlando-os.

Bloody Mari: Uma marionette especial, usando roupas feitas com o sangue dos antigos moradores da ilha.

Sin Scissors: Demônios de classe baixa, são bruxas fantasmagóricas armadas com tesouras.

Sin Scythe: Idem ao anterior, porém são um pouco mais fortes por carregarem uma foice em vez de tesoura.

Death Scissors: Demônios de um nível mais alto, são como os Sin's porém sua máscara é um crânio de boi.

Death Scythe: Idem ao anterior, só que com uma foice.

Shadow: Criaturas feitas de sombra, que lembram um tigre.

Beelzebub: Insetos gigantes.

Kyklops: São filhotes de Phamtom, muito parecidos com ele, porém não possuem o exoesqueleto de lava.

Blade: Criaturas da terra, são fortes mas não muito resistentes (principalmente contra a arma Grenadegun), e támbem podem submergir na terra.

Sargasso: Caveiras flutuantes, são fáceis de matar, entre elas existe uma principal, que é mais forte e resistente.

Nobody: Criaturas com quase nenhuma inteligência, são grotescas, quatrúpedes, e possuem um braço extra nas costas. são chamados assim devido a sua grande capacidade de sobrevivência.

Fetish: Na verdade mais um boneco, esse lembra um peixe, ele também lida com fogo.

Frost: Demônios feitos de gelo, são muitos resistentes, por serem de gelo a arma Ifrit é ideal contra eles.

Plasma: Criaturas feitas de eletricidade, possuem três formas: um morcego , Dante c/ Allastor e Dante c/ Ifrit. Têm um ataque especial que é um laser lançado pelos olhos.
[editar] Inimigos Centrais

Phamtom: Um demônio em forma de Aranha/Escorpião gigante, seu corpo é todo feito de lava.

Nelo Ângelo: É o que mais se destaca entre os servos de Mundus. Ele não diz uma palavra, apenas ri durante as batalhas. Posteriormente, o jogador descobre que ele é Vergil, quando deixa cair o pingente igual ao de Dante.

Griffon: Uma ave gigante de quatro cabeças com poderes elétricos; Mundus mata-o por ter falhado em matar Dante.

Nightmare: Um demônio da escuridão, ele tem sua forma como uma poça de lixo tóxico. Quando exposto a luz ele revela sua verdadeira forma, identica a arma do mesmo nome.

Mundus: O Senhor das Trevas, banido de Sparta a milênios atrás. Suas primeiras formas são três Orbs em uma organização triangular e uma estátua gigante, porém, Dante não o enfrenta nessas formas. A segunda forma é, na verdade, outra estátua parecida com um anjo; e a última é a de um monstro feito de lava capaz de sugar a vida de outros seres.

Residend evil

Resident Evil é baseado no jogo Sweet Home,[2] o qual é baseado no filme japonês, スイートホーム (Suiito houmu). Sweet Home foi lançado apenas no Japão em 1989 para o Famicom (Nintendo Entertainment System). Resident Evil herdou muitos dos elementos Sweet Home incluindo a mansão, os quebra-cabeças e até a tela de carregamento na forma de uma porta que se abre. Enquanto os jogos iniciais da série foram anunciados no mercado asiáticos e ocidentais sob o título "BioHazard", a ramificação americana da Capcom mudou o título para Resident Evil alguns meses antes do lançamento. Apesar de nenhum motivo oficial para mudança ter sido divulgado, é dito que o motivo para a troca foi referente a uma quebra de patente, provavelmente pelo fato do nome BioHazard nos EUA pertencer a uma banda.

Alguns fãs acreditam que o nome ocidental também veio de Sweet Home, porque, em um ponto desse jogo, os personagens se referem ao local como "The house of residing evil" ("A casa onde o mal reside"). Outros acham que o nome tem a ver com os moradores dos locais em que os personagens se encontram, dado que em todos os Resident Evil, os protagonistas são intrusos que entram em um lugar habitado por monstros (os residentes). No Resident Evil 1, era a Mansão Spencer. Em Resident Evil 2, seria a Delegacia de Polícia de Raccoon City. No Resident Evil 3, é toda a Raccoon City. No Resident Evil 4, um vilarejo nos confins da Espanha e no Resident Evil 5, uma pequena cidade na África. Alguns também afirmam que "Hospede Maldito" seria adequado ao vírus / parasita que está "hospedado" dentro dos seres infectados. O título acabou se mostrando bastante adequado a todas as hipóteses.

A maioria dos jogos da série são na perspectiva em 3ª pessoa, vendo os personagens por cima enquanto eles se movem por cenários pré-renderizados. Apesar de Resident Evil ter sido um dos primeiros jogos a usar este estilo de jogo nos consoles, a técnica foi primeiramente usada na série de jogos para PC, Alone in the Dark que também é citado como o primeiro jogo do gênero survival-horror. Esses cenários estáticos agradaram muito os fãs, apesar de CODE: Veronica, e, mais recentemente, Resident Evil 4 terem apresentados cenários em tempo real.

Alguns dos jogos permitem ao jogador escolher de um a dois personagens, os quais afetarão em que partes da história serão revelados segredos adicionais, pequenas missões, armas e finais destraváveis após completar o jogo com ambos personagens.

A série Resident Evil é controversa quanto ao uso de violência, mutilações e sangue, que são vistos por todo jogo, do começo ao fim. Cada jogo começa por uma mensagem avisando que "Este jogo contém cenas sangrentas e de violência explícita" ("This game contains scenes of explicit violence and gore"). Deve ser notado que a violência no jogo, diferente da série Grand Theft Auto, é praticamente exclusiva com os zumbis e mutantes não humanos, e, apenas duas vezes, o jogador teve que lutar e matar outro ser humano (os quais, em geral, eram vilões). De qualquer modo, os personagens controlados pelo jogador são humanos e suas mortes são bem detalhadas – especialmente no Resident Evil 4, onde o personagem principal pode ser decapitado, partido ao meio e outros detalhes. A tela de Game Over também acrescenta a isso as palavras "You Died" ou "You Are Dead" ("Você Morreu" ou "Você está morto") em uma fonte de sangue.

Além disso, controvérsias apareceram das negociações da Capcom com a Nintendo para tornar o título Resident Evil exclusivo do GameCube,[3] ao menos na história principal, após vários anos lançando o jogo para o PlayStation e os adaptando para outras plataformas.
[editar] História
Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

O enredo de Resident Evil original gira em torno de uma série de casos de homicídio envolvendo canibalismo ocorridos em Arklay Mountain (Montanhas Arklay), ao norte da ficcional Raccoon City, em julho de 1998. O S.T.A.R.S. (Special Tactics And Rescue Service), em português: Esquadrão Tático de Resgate Especial, é designado para investigar a fonte de tais assassinatos. O primeiro grupo enviado chama-se Bravo Team. Após fazerem uma aterrissagem forçada na floresta, por problemas técnicos, o Bravo Team começa a procurar evidências para serem usadas em investigações. Rebecca Chambers, a mais nova do grupo, encontra uma pasta num carro policial aparentemente atacado por alguém e descobre que o carro levava um assassino perigoso, o ex-tenente Billy Coen, que estava sendo transportado para ser executado. Logo o tomam como suspeito dos crimes e se dividem à busca dele.

Quando o Bravo Team perde contato com a base e desaparece misteriosamente, o Alpha Team é enviado em uma missão de resgate. Após serem atacados, eles acabam indo parar em uma mansão aparentemente abandonada, onde o grupo se depara com zumbis e outras criaturas, levando-os a descobrir os cadáveres de seus companheiros na casa. Ainda descobrem que a mansão é, na verdade, uma fachada de um laboratório secreto pertencente à multinacional farmacêutica, a Umbrella Corporation. Descobrem, também, que as criaturas são o resultado de experiências com um vírus geneticamente modificado chamado T-Virus.

Eventualmente, das duas equipes S.T.A.R.S., Alpha e Bravo, apenas seis membros sobreviveram ao incidente. São eles: Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Rebecca Chambers, Brad Vickers e Albert Wesker, tendo este último traído a sua equipe e dado como morto na mansão, mas escapou e agora age nas sombras. A mansão vai, ao final, pelos ares, eliminando, assim, qualquer evidência dos fatos lá ocorridos.

Os S.T.A.R.S. remanescentes retornam então a Raccoon City para tentarem alertar as autoridades sobre as farças da empresa. Porém, as acusações não surtem o menor efeito. Com seu senso de justiça falando mais alto, Chris Redfield decide agir por conta própria e começa a perseguir a Umbrella, buscando provar tudo aquilo que eles haviam dito, e recebe o apoio de Jill e Barry em seu objetivo. O rapaz viaja para a Europa, onde seria a localização de uma das bases da empresa, ele poderia achar provas o suficiente sobre a produção de armas biológicas.

Com um novo vírus desenvolvido, seu criador, o cientista William Birkin, tenta fugir para que seu G-Virus não seja usado da mesma forma que a versão anterior - o T-virus - pela Umbrella Corporation. A empresa manda seus mercenários com o intuito de recuperar seu investimento e, com essa tentativa frustrada, o vírus acaba se alastrando pelo esgoto da cidade por meio de ratos. Birkin, que havia levado uma saraivada de balas, injeta em si mesmo seu vírus a fim de continuar vivo, mas acaba por transformar-se em um monstro. A maior parte da população da cidade se transforma em zumbis, deixando apenas alguns sobreviventes tentando achar um modo de escapar da cidade com vida.

Ainda na cidade de Raccoon para ver a reação da Umbrella perante as acusações,Jill Valentine estava pronta para se encontrar com Chris na Europa, mas o T-vírus já havia tomado conta de boa parte da cidade, e os cidadões, zumbis. A moça sai de seu apartamente e tenta fugir da cidade antes que seja tarde demais. Ela conhece o sul-americano Carlos Oliveira, membro de um esquadrão especial destacado pela Umbrella Corporation para salvar os sobreviventes, o que não passa de uma fachada para a multinacional sair isenta de culpa e, também, para enviar Nemesis, a fim de eliminar os últimos membros do S.T.A.R.S.. Nemesis mata o outro sobrevivente do S.T.A.R.S na cidade, Brad Vickers.

Leon S. Kennedy inicia seu primeiro dia como policial da R.P.D (Raccoon Police Department) em Raccoon City. Ao dirigir-se para a cidade, a encontra completamente deserta. Claire Redfield também se dirige para lá, à procura de seu irmão, Chris Redfield, que não deu mais notícias. Ambos conseguem, juntos, destruir o laboratório subterrâneo da Umbrella e escapar através da linha de metrô. Após isso, tomam caminhos separados: Claire sai para a Europa em busca de seu irmão, e Leon se envolve em diferentes agências Anti-Umbrella, para proteger Sherry Birkin, que é ameaçada por saber demais dos incidentes envolvendo a Umbrella e seus familiares. Por fim, ele se torna agente do governo.

Nesse mesmo período, Após Nemesis ter vários encontros com Jill, ele acaba sendo destruído por uma máquina experimental que usava ondas de som extremamente concentradas, que dissolviam tudo em sua frente. Jill e Carlos salvam-se num helicóptero, que os leva para fora de Raccoon City, momentos antes desta ser vaporizada por uma ogiva termo-nuclear usada como medida do governo dos Estados Unidos para conter a epidemia.

Pouco após a destruição da cidade, Claire Redfield segue à procura de seu irmão, agora temendo que a Umbrella o tenha capturado. Ela invade a sede da empresa em Paris, mas com o poder da empresa, os esforços da garota são inúteis e ela acaba presa e enviada para a Ilha Rockfort, propriedade da Umbrella e lar dos irmãos Alfred e Alexia Ashford, netos de um dos fundadores da Umbrella, Edward Ashford. Na ilha, agora também infestada de zumbis e experiências genéticas, ela descobre a existência de um vírus mais potente, chamado T-Veronica e mais segredos da origem dos experimentos. Chris Redfield parte imediatamente para a ilha, ao saber através de Leon que Claire havia sido presa pela Umbrella. O rapaz é confrontado pelo seu velho conhecido, Albert Wesker, que fora atacado a ilha com suas forças especiais de ataque, o que resultou na liberação do T-vírus na área. Wesker estava atrás do T-verônica, para fins próprios. Por fim, Chris encontra sua irmã, Alexia é destruida e consegue escapar da ilha.

Há relatos sobre o envolvimento da Umbrella com um traficante conhecido que atua em um vilarejo numa área florestal da América do Sul. O severo homem é conhecido como Javier Hidalgo. Leon é enviado a mando do governo para investigar o caso. Para acompanhá-lo, é solicitado o veterano de guerra Jack Krauser.

Em 2003, a Umbrella, já debilitada e ainda sujeita a várias investigações, inicia o projeto na construção de uma nova e poderosa arma biológica de guerra, o T-A.L.O.S., Tyrant altamente encouraçado e inteligente em combate. A Umbrella acreditava firmemente que a B.O.W. poderia reviver o prestígio da empresa, até então morto. Sabendo da nova ação, Chris Redfield lidera uma equipe especial anti-Umbrella, e ao seu lado, a sua parceira Jill Valentine. A equipe segue até o Cáucaso, Rússia, localização da base onde a B.O.W. estava sendo projetada. Ao chegar, a dupla enfrenta os já conhecidos zumbis, e também o T-A.L.O.S., provando que os boatos eram verdadeiros, enquanto Albert Wesker, que ao mesmo tempo estava na base, desliga o sistema de defesa da Umbrella, a Rainha Vermelha, e coleta todos os dados da empresa, fugindo logo depois.

Após a resolução de várias investigações o governo dos Estados Unidos da América decide encerrar a Umbrella Corporation, a qual é desativada permanentemente. Mesmo assim, diversas armas biológicas, fruto do legado negro da empresa, começaram a aparecer pelo mercado negro. Temendo o fato dessas B.O.W.s caírem em mãos de terroristas, foi criada a Aliança de Avaliação e Segurança em Bioterrorismo, ou B.S.A.A., grupo especial que se dedica no combate direto contra esse tipo de ameaça. A B.S.A.A. foi dividida por todo o mundo, possuindo uma divisão em cada continente. Chris e Jill afiliam-se ao braço Norte Americano da empresa, sendo um dos 11 membros originais.

Seis anos se passam desde os acontecimentos em Arklay Forrest e em Raccoon City, em 1998. Leon S. Kennedy se tornou um agente especial sob a jurisdição do Presidente dos Estados Unidos. Em 2004, Leon encontra-se na Espanha, com a missão de resgatar Ashley Graham, a filha do presidente, que foi raptada por um grupo terrorista desconhecido. Logo, Leon descobre que este grupo chamado "Los Illuminados" é, na verdade, um culto religioso, que utiliza um tipo de parasitas antigos conhecidos como Las Plagas (As Pragas) para transformar suas vítimas em psicopatas controlados mentalmente, chamados de "Ganados". A fim de evitar um novo desastre, Leon tenta apanhar a amostra com o parasita original e destruí-la. No desenrolar da história, Leon depara-se com um cientista chamado Luis Sera, que tenta, sozinho, destruir os planos do grupo "Los Illuminados". Tal grupo é liderado pelo Chefe Bitores Mendez, por Ramon Salazar e pelo misterioso Osmund Saddler, que tem um grande interesse nos acontecimentos de Raccoon City.

Durante seus confrontos com "Los Illuminados" Leon reencontra Ada Wong, a quem conhecera durante sua luta para destruir o laboratório subterrâneo da Umbrella em Raccoon City. Sua surpresa é grande, já que pensava que Ada não havia sobrevivido à destruição. Mas ela não só sobreviveu como está trabalhando em associação com Albert Wesker, que pretende usar o parasita Las Plagas para restaurar a Umbrella Corporation. Ao final, Ada consegue fugir, levando a amostra do parasita para Wesker. Leon foge da ilha com Ashley.

Ozweel E. Spencer, um dos criadores da Umbrella, é finalmente localizado através de fontes confiáveis de Chris e Jill. A dupla segue então ao local sugerido, para questionarem o velho homem sobre o paradeiro do terrorista Wesker. O que ninguém esperava é que o próprio Wesker já estava no local e havia matado Spencer, depois de saber sobre toda suas ambições e planos para a Umbrella. Inicia-se então uma épica luta, e mesmo com suas habilidades em combates, Chris e Jill não são páreos para as poderosas investidas de Wesker. O combate termina quando Jill, em um momento desesperado, se agarra à Wesker e se joga de um precipício, rumo ao agitado mar. O desfecho da missão abalou Chris, que rapidamente iniciou uma busca por Jill, mas nada foi encontrado.

2 anos após a morte de Jill, Chris já se vê cansado de tanto lutar contra o perigo biológico deixado pela Umbrella, sendo motivado apenas por realizar um dos sonhos de Jill, que era ver todas aquelas B.O.W.s serem erradicadas. Lutanto incansávelmente, o agente já havia acumulado muitas missões bem sucedidas, tornando-o um membro bastante conhecido e respeitado por toda a B.S.A.A. A empresa decide enviá-lo para uma missão de busca por um vendedor de bio-armas pelo mercado negro. Com Chris no caso, a B.S.A.A. sabia que as chances de sucesso eram altas. O agente chega no local destinado, na pequena cidade de Kijuju, localizada na África. Sheva Alomar, membro da frente oeste da África é escalada para levar Chris até o local da negociação do terrorista, pela moça conhecer bastante sobre a geografia da cidade. A dupla não contava pelo fato de Irving ter liberado uma versão melhorada do La Plaga na vila, infectando todos os habitantes. Ambos então lutam contra o novo tipo de inimigo. Chris de certa forma sabia como enfrentar aquele tipo de criaturas, já que leu o relatório feito por Leon sobre sua jornada na Europa.

Durante a aventura, Chris descobre, usando alguns arquivos coletados pela equipe de Josh Stone, que sua amiga e parceira Jill não estava morta, e passa a deixar a missão de lado e dar prioridade ao resgate de Jill. Sheva não sabia muita coisa sobre o passado de Chris, mas mesmo assim o acompanha, mostrando ser uma grande companheira. Enquanto isso, Wesker dá seus últimos passos na conclusão do projeto Uroboros. Seu plano consistia em liberar o novo vírus na atimosfera terrestre, infectando o mundo inteiro e criado seres superiores, assim, gerando uma nova seleção natural e Wesker poderia se tornar um completo deus. O vilão recebia o apoio de Excella Gionne, representante da TriCell Africa. Cruzando novamente o caminho de Wesker, Chris encontra-se com Jill, que até então estava sob domínio de Wesker. Porém não havia tempo para conversas, já que Wesker estava a caminho de liberar o Uroboros. Jill manda Chris seguir e impedir o plano de Wesker. Chris, sendo auxiliado por Sheva, enfrentam bravamente Wesker. O jato que levava o Uroboros e o trio perde o curso, colidindo-se contra um vulcão em erupção. Tentando dar um basta, Wesker se alto infecta com Uroboros, tento um último embate contra Chris. A dupla trabalha em equipe e derrotam Wesker, que mergulha na lava. Um helicóptero surge, pilotado pelo capitão Josh e Jill também estava dentro, arremessando uma escada para Chris e Sheva. Não aceitando a derrota, Wesker tenta derrubar o helicóptero, mas Chris e Sheva se equipam com duas lança foguetes e acertam simultâneamente Wesker, destruindo-o completamente. Chris, Jill, Sheva e Josh foram os únicos sobreviventes da missão.
[editar] Jogos
[editar] Série principal

Até 2006, foram lançados sete jogos da série principal, com um oitavo Resident Evil 5. Esse número exclui as numerosas edições atualizadas, adaptações e remakes de cada título.

Os primeiros três jogos são: Resident Evil, Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Todos foram lançados para PlayStation. O primeiro jogo foi adaptado para o Sega Saturn e, mais recentemente, para o Nintendo DS, sob o título "Resident Evil: Deadly Silence", enquanto ambos Resident Evil 2 (o único Resident Evil para Nintendo 64) e Resident Evil 3 foram lançados para o Sega Dreamcast e Nintendo GameCube. Todos os três foram adaptados para PC. Algumas dessas adaptações adicionam conteúdo exclusivo e características não presentes nos originais. A série completou sua sexta geração com Resident Evil CODE: Veronica para Sega Dreamcast. CODE: Veronica foi, posteriormente, adaptado para PlayStation 2 e, depois, para Game Cube, na forma de uma versão atualizada chamada Resident Evil CODE: Veronica X.

Depois de CODE: Veronica, o criador da série, Shinji Mikami, teve a controversa idéia de focar-se exclusivamente no Nintendo GameCube. Isso significou que o prólogo Resident Evil 0, o remake do Resident Evil original, Resident Evil, com novos gráficos e algumas novas locações e Resident Evil 4 eram jogos exclusivos do GameCube. Apesar da Capcom adaptar, em seguida, Resident Evil 4 para o PlayStation 2, uma adaptação do título foi feito para PC. E, recentemente, foi lançado, também, uma versão para Nintendo Wii.[4]

Uma adaptação melhorada do Resident Evil original para portátil, chamada Deadly Silence, foi lançada para Nintendo DS, para comemorar o aniversário de 10 anos da série. O jogo aproveita as capacidades únicas da tela sensível do Nintendo DS (e em uma parte, do microfone embutido). Os usos para a tela sensível incluem as seqüências de luta com facas, na qual os jogadores usam a tela sensível para atacar os inimigos, e alguns puzzles novos ou modificados que façam uso dela. O microfone é usado para reanimar companheiros por respiração "boca-a-boca" , quando ele é assoprado. Entre outras vantagens, o jogo inclui um mapa fixo, no qual o jogador pode ver, além do mapa, sua munição e seu sangue (baseado nas cores do fundo), sempre, e sua faca está sempre equipada (gatilho esquerdo).

O último jogo da série principal da franquia foi Resident Evil 5, lançado no dia 13 de março de 2009 até então para PlayStation 3 e XBOX 360 e terá uma versão para o PC, sendo lançada, a 18 de Setembro.
Titulo Ano Plataforma Original Outras Plataformas
Resident Evil 1996 PlayStation PC, Sega Saturn, GameCube, Nintendo DS, Wii
Resident Evil 2 1998 PlayStation PC, Game.com, Nintendo 64, Dreamcast, GameCube
Resident Evil 3: Nemesis 1999 PlayStation PC, Dreamcast, GameCube
Resident Evil Code: Veronica 2000 Dreamcast PlayStation 2, GameCube
Resident Evil Zero 2002 GameCube Wii
Resident Evil 4 2005 GameCube PC, Wii, PlayStation 2, Zeebo, Telefone celular
Resident Evil 5 2009 PlayStation 3, Xbox 360 PC
[editar] Série Gun Survivor

Estes são jogos relatados a Resident Evil que foram lançados pela Capcom como parte da série Gun Survivor no Japão. O estilo de jogo na série Gun Survivor é diferente dos jogos da série principal, nele a ação se dá na perspectiva de 1ª pessoa, na qual o jogador pode usar uma light gun (GunCon da Namco) além do controle (apesar desta característica ter sido inicialmente tirada do lançamento americano de Survivor). Note que o terceiro título de Gun Survivor (Dino Stalker) não é ligado a série Resident Evil, sendo baseado na série Dino Crisis.

Enquanto Gun Survivor não faz parte da série principal, alguns fãs consideram o jogo como sendo, devido ao Survivor original se passar em Resident Evil 0 (Sheena Island, local onde Survivor se passa, é dito como fonte da epidemia do T-Virus) e pelo fato do escritor da Flagship Noboru Sugimura (quem criou os cenários para Resident Evil 2, Code: Veronica e Resident Evil 0), também trabalhar na série Gun Survivor.

Até agora, todos os jogos Gun Survivor tiveram péssimas críticas,[5] mas que melhoram a cada título lançado. A série alcançou algo como um status cult – de certa forma respeitado, pela Capcom ter tentado criar algo novo usando tanto a Light Gun quanto a série em geral, mas declaradamente problemático, com controles ruins e gráficos totalmente inferiores.
Titulo Ano Plataforma Original Outras Plataformas
Biohazard: Gun Survivor 2000 PlayStation PC
Gun Survivor 2: Biohazard Code: Veronica 2001 Arcade PlayStation 2
Gun Survivor 3: Dino Crisis 2002 PlayStation 2 Nenhum
Gun Survivor 4: Biohazard 2003 PlayStation 2 Nenhum
[editar] Série Outbreak

Apesar do contrato de exclusividade (já não existente) com a Nintendo, a Capcom cuidou de lançar um título online da série Resident Evil, chamado Resident Evil: Outbreak para o PlayStation 2.

Localizado entre Resident Evil 2 e3, Outbreak permite ao jogador ver o ocorrido pela epidemia do T-Virus em Raccoon City pela perspectiva de outros personagens. O título foi seguido pela seqüência chamada Resident Evil: Outbreak: File 2.

Pela natureza única dos dois primeiros jogos, existem rumores que um terceiro título Outbreak está em produção[carece de fontes?], por personagens e dados terem sido descobertos nos games anteriores através de cheat. Apesar disto, nenhum plano de dar seqüência a série Outbreak foi oficialmente anunciada. Porém há uma petição feita por fãs do mundo inteiro pedindo uma continuação do jogo e que ele não seja canônico.[1]
Titulo Ano Plataforma
Resident Evil Outbreak 2003 PlayStation 2
Resident Evil: Outbreak: File 2 2004 PlayStation 2
[editar] Série Chronicles

Resident Evil: The Umbrella Chronicles tem de volta a experiência de passar por cenários já conhecidos de Resident Evil Ø, 1 e out break, além de descobrir como um Império chamado Umbrella começou a cair. Já no Resident Evil: The Darkside Chronicles o foco principal do game se retém aos eventos encapsulados por Resident Evil 2 e Resident Evil CODE: Veronica, além de um novo capítulo estrelando Leon na América do Sul, adicionando possíveis novas mudanças à lendária narrativa de Resident Evil.
Titulo Ano Plataforma
Resident Evil: The Umbrella Chronicles 2007 Wii
Resident Evil: The Darkside Chronicles 2009 Wii
[editar] Outros títulos

Em 2001, a Capcom lançou um título para Game Boy Color chamado Resident Evil Gaiden. O jogo não foi desenvolvido internamente por nenhum estúdio da Capcom, mas por uma desenvolvedora britânica chamada M4 Limited, apesar do criador da série Shinji Mikami supervisionar o desenvolvimento do jogo e Hiroki Kato, diretor de CODE: Veronica , escrever a história. O jogo era um RPG mostrando uma visão geral para exploração e em primeira pessoa para batalhas. Mostrando os eventos ocorridos após CODE: Veronica, Gaiden põe Barry Burton e Leon S. Kennedy investigando um cruzeiro (Starlight) infestado com armas bio-orgânicas enquanto trabalham para uma organização anti-Umbrella. Este jogo não é considerado canônico devido ao final trágico, em que Leon se infecta com uma doença desconhecida. Apesar desta doença nunca ter sido explorada nos games posteriores, quando Resident Evil 4 estava em desenvolvimento, Gaiden dá uma explicação ao porque de Leon, protagonista de ambos os jogos, estar com uma doença desconhecida em RE4 -- uma infecção causada pelo ataque de um mostro em Gaiden. Quando RE4 foi lançado, no entanto, foi revelado que a doença de Leon está relacionada a eventos dentro de RE4(pois foi contaminado pelos "Las Plagas" e logo após no mesmo jogo,curado) e não ligados a infecções em games anteriores.

A Capcom também lançou diversos títulos para celular no Japão baseados na série Biohazard.
Titulo Ano Plataformas
Biohazard i Survivor 2001 i-mode
Biohazard: Zombie Buster 2001 i-mode, Vodafone, au-phone
Biohazard: Zombie Shooter 2001 i-mode, au-phone
Resident Evil Gaiden 2001 Game Boy Color
Biohazard Assault: Nightmare 2002 i-mode, Vodafone
Biohazard 4D-Executer 2003 movie
Biohazard: The Stories 2005 i-mode
Resident Evil: The Missions 2005 Telefone celular
Resident Evil Confidential Report 2006 Telefone celular
Resident Evil: Deadly Silence 2006 Nintendo DS
Resident Evil: Genesis 2008 Telefone celular
Resident Evil: Degeneration 2008 Telefone celular
[editar] Títulos abandonados

* Resident Evil 0, Nintendo 64

Resident Evil 0 começou sendo produzido no Nintendo 64, e apresentava gráficos parecidos com os de Resident Evil 2 e 3. Os desenvolvedores acreditavam que o sistema de cartuchos do console iria ter um tempo de carregamento (loading) mais rápido, exigido pela troca de personagens no jogo.

A produção migrou para o Game Cube no meio de seu desenvolvimento, seguindo a tendência de outros que tiveram seu desenvolvimento movido do N64 para o GameCube, como Eternal Darkness e Dinossaur Planet. O enredo e no lançamento da versão para Game Cube foram praticamente intocados, apesar de Rebecca receber uma nova roupa (ela vestia originalmente uma boina branca e ombreiras, similar a roupa original de Jill Valentine) e dos gráficos terem sido melhorados para tirar vantagem do hardware do Game Cube. Muitos dos EX Files apresentados na versão para Nintendo 64 de Resident Evil 2, chamados Rebecca's Report e Mother Vírus Report, se ligam a eventos do Resident Evil 0. Muitas das variações posteriores do hardware do Nintendo 64 incluíam screenshots dessa versão de Resident Evil 0 com a frase "Coming Soon" ("Em Breve").

* Resident Evil, Game Boy Color

Uma adaptação para o Game Boy Color do jogo original para PlayStation, foi anunciada ao mesmo tempo da versão para Nintendo 64 de Resident Evil 0, com novos inimigos e formas de save a serem incluídos.[6] Embora a HotGen Studios, desenvolvedora da adaptação, ser capaz de recriar o estilo tridimensional do jogo original no hardware do Game Boy Color através de um processo de compressão de imagens, o projeto foi cancelado.[7] Assim que a HotGen Studios e a Capcom perceberam que o jogo seria de tão baixa qualidade para produzir, um título reserva, Resident Evil Gaiden, foi criado levando-se em conta os limites do Game Boy Color.[8]

* Resident Evil 2 (Protótipo), PlayStation e Sega Saturn

Também conhecido como Resident Evil 1.5, a primeira tentativa para uma seqüência do Resident Evil original, foi vista uma versão para PlayStation aparentemente 80% pronta e a apenas um mês do lançamento, a Capcom abandonou o título.

A equipe de desenvolvimento foi refeita, começando a produção do zero. A equipe pegou emprestado os personagens do protótipo, chamados Leon S. Kennedy e Marvin Branagh (o policial que morre na delegacia no começo do jogo. Branagh originalmente sobreviveria ajudaria Leon a escapar junto com Ada, mas ele morre na nova versão). Visivelmente ausente está Elza Walker que era a heroína do protótipo. Ela foi substituída pela muito parecida Claire Redfield na versão final.

Personagens coadjuvantes da história incluem os Birkins (William, Annette e Sherry), Ada Wong (a qual seria originalmente uma pesquisadora) e Robert Kendo (o dono da loja de armas, que seria uma ajuda importante na história de Elza). Brian Irons, o delegado, também aparecia no protótipo, mas não seria o vilão que foi na versão final. A principal mudança foi a moderna delegacia em comparação com a versão mais sombria da mesma na versão final. O protótipo também incluía esgotos, cadeias e laboratórios, no qual o último foi reaproveitado na versão final. Criaturas mostradas no protótipo incluíam aranhas humanas, gorilas zumbis, zumbis policiais diferentes e uma versão diferente da criatura com o G-Vírus.

Foi comentado que o jogo teria alguns bônus, como granadas de mão e coletes. Também foi comentado sobre melhorias gráficas, como um jato de sangue que espirraria e ficaria na roupa do personagem quando se disparasse contra um inimigo a uma curta distância.

O jogo, porém, não tinha o sistema em que a história de um personagem afetaria a de outro. Em vez disso, os enredos de Leon e Elza seriam independentes um do outro (assim como os de Chris e Jill no original), com múltiplos finais dependendo da sobrevivência do outro personagem.

A arte Conceitual para o jogo foi divulgada através de vários materiais ligados a série Resident Evil. Também, partes do jogo foram mostradas no disco bônus Biohazard: Complete Disc na versão Dual Shock do Biohazard: Director's Cut no Japão. Pedidos para uma versão jogável do game de uma ou outra forma foram mal sucedidas também.[9]

Alguns desenhos e mídias do protótipo foram deixados na versão final de Resident Evil 2 na forma de arquivos não usados.

Além disso, uma versão de Resident Evil 2 foi anunciada para o Sega Saturn, enquanto o protótipo estava em desenvolvimento para o PlayStation. Quando a versão para PlayStation foi abandonada, a versão para Sega Saturn também foi deixada de lado, apesar de continuar incerto se ela se quer tenha começado.

Depois da era do Sega Saturn, Capcom re-anunciou o Resident Evil 2 para o Saturn baseado no novo Resident Evil 2 que utilizaria seu novo cartucho de 4MB. Este também foi cancelado, com os desenvolvedores dizendo que não seriam capazes de capturar a qualidade da versão para PS one.

Um website chamado Bio-Flames está pedindo para terminar o prototipo de Resident Evil 2 para ser lancado como bonus em algum jogo da capcom.

* Resident Evil 4, GameCube, PlayStation 2, Nintendo Wii & PC

O jogo Devil May Cry foi originalmente criado para ser uma seqüência de Resident Evil mas o jogo passou por muitas mudanças radicais e foi considerado muito distante da série. A idéia original do jogo era estrelada por um policial europeu chamado Dante (que é o mesmo nome do personagem principal do jogo final) que é enviado para investigar um castelo que foi infestado por B.O.Ws. Muitas das criaturas do Devil May Cry final foram planejadas para serem monstros criados por um novo tipo de vírus.

Mais tarde, Resident Evil 4 teve seu lançamento oficial no Game Cube. A versão para este console passou por três diferentes fases durante o desenvolvimento, cada uma com uma premissa diferente, antes de Mikami decidir se encarregar da produção e criar o atual Resident Evil 4.

O primeiro protótipo do jogo, conhecida pelos desenvolvedores como "Fog Version", (algo como "versão névoa"), mostrando Leon lutando com um suposto fantasma em forma de névoa. Isso era para ser o resultado de sua infecção com o Progenitor Vírus, coberto pelos Resident Evil 0 e pelo remake do Resident Evil original.

O segundo protótipo, a "versão do homem gancho" ("Hook Man version"), mostrando a luta de Leon contra inimigos sobrenaturais, incluindo bonecas que ganhavam vida, armaduras (que na verdade fizeram uma aparição na versão final), e pelo já mencionado "homem gancho" (uma obscura, ensangüentada e muito ferida silhueta/humanóide (dependendo da versão vista) que carregava uma corrente e um gancho consigo). Cenas do jogo desse protótipo pode ser vista no Biohazard 4 Secret DVD e espalhadas pela internet.

A terceira versão (e a proposta final antes da versão lançada) mostrava os zumbis como inimigos (de novo) e descrevia os eventos que levaram ao fechamento da Umbrella, algo apenas mencionado na versão final. Esta versão não durou muito, rejeitada pelos desenvolvedores como muito "manjada".[10]
[editar] Livros

A série de livros Resident Evil, escrita por S.D. Perry, foi adaptada da série original de jogos (apesar de outros livros terem sido escritos por outros autores, baseados dessa vez nos filmes). Apesar dos livros seguirem o enredo dos jogos fielmente na maioria das vezes, certos detalhes e partes do enredo são diferentes das do jogo, por isso eles não podem ser considerados dentro da cronologia dos jogos, formando, portanto, um universo à parte dos jogos, com eventos similares, mas sem em nenhum momento se misturarem. Junto a isso, S. D. Perry também escreveu dois livros originais de Resident Evil, passados entre eventos ocorridos em certos jogos.
[editar] Adaptações do jogo

* The Umbrella Conspiracy - Adaptação do Resident Evil original. Escrito por S.D. Perry, 1998, ISBN 0-671-02439-6.
* Caliban Cove - Um livro original, contando a história passada na ficcional ilha de Caliban Cove. O livro mostra Rebecca, em uma tentativa de deter um cientista de disseminar uma forma modificada do T-Virus, com a ajuda de uma unidade norte americana da S.T.A.R.S. Escrito por S.D. Perry, 1998, ISBN 0-671-02440X.
* City Of The Dead - Adaptação de Resident Evil 2. Escrito por S.D. Perry, 1999, ISBN 0-671-024418.
* Underworld - Um livro original que mostra Claire, Rebecca e Leon Kennedy na tentativa de fechar a Umbrella antes que suas armas biológicas sejam lançadas. Alguns sobreviventes da S.T.A.R.S. norte americana aparecem neste livro. 1999, ISBN 0-671-024426.
* Nemesis - Adaptação de Resident Evil 3: Nemesis. Escrito por S.D. Perry, 2000, ISBN 0-671-178496-X.
* Code Veronica - Adaptação de Resident Evil Code: Veronica. Escrito por S.D. Perry, 2001, ISBN 0-671-78498-6.
* Zero Hour - Adaptação de Resident Evil 0. Escrito por S.D. Perry, 2004, ISBN 0671785117.

[editar] Adaptações do filme

A segunda série de livros sobre Resident Evil, baseada nos filmes, foi escrita por Keith R.A. DeCandido.

* Resident Evil: Genesis - Adaptação do primeiro filme. Escrito por Keith R.A. DeCandido, 2001, ISBN 0-743-49291-9.
* Resident Evil: Apocalypse - Adaptação do segundo filme, Resident Evil: Apocalypse, os eventos em cada um são histórias alternativas dentro da linha de tempo de Resident Evil 3: Nemesis. Escrito por Keith R.A. DeCandido, 2004, ISBN 0-743-49349-4.

Em um interessante momento de contradição, os livros de DeCandido parecem se referir que os eventos em Resident Evil: Genesis se passam entre os jogos Resident Evil e Resident Evil 2, apesar de Paul W.S. Anderson insistir que o primeiro filme precede os eventos ocorridos no primeiro jogo. De qualquer jeito, esse pode ser considerado um tabu, desde que isso foi determinado por muitos que o livro e os filmes ocupam seus próprios enredos alternativos, fora da história dos jogos.
[editar] Adaptações japonesas

Junto com os livros acima, vários livros sob o título Biohazard foram publicados no Japão, incluindo traduções dos livros de S. D. Perry e DeCandido. Abaixo, uma lista de livros originais lançados no Japão:

* Biohazard: The Beginning - Um livro original, lançado como parte integrante do livro The True Story behind Biohazard, publicada pela Capcom. A história serve como um prólogo para o primeiro jogo da série. No livro, Chris Redfield investiga o desaparecimento de seu amigo Billy Rabittson, um empregado da Umbrella. Escrito por Hiroyuki Aniga, 1997.
* Biohazard: The Beast of the North Sea (バイオハザード―北海の妖獣; Biohazard Hokkai no Yôjû) - Escrito por Kyu Asakura, 1998, ISBN 4-087-03067-9
* Biohazard: to the Liberty - Escrito por Suiren Kimura, 2002, ISBN 4-840-22093-X
* Biohazard: Rose Blank - Escrito por Tadashi Aizawa, 2002, ISBN 4-840-22080-8
* Biohazard - Adaptação Japonesa não ligada ao livro de DeCandido. Escrito por Osamu Makino, 2002, ISBN 4-043-52204-5

[editar] Graphic novels

A série de quadrinhos de Resident Evil: Code Veronica foi escrita por Lee Chung Hing, e publicada pela DC Comics.

* Book One, 2002, ISBN 1563898993
* Book Two, 2003, ISBN 1563899191
* Book Three, 2003, ISBN 1563899205
* Book Four, 2003, ISBN 1563899213.

[editar] Crítica

Apesar dos fortes elementos de terror uma classificação para Adultos que limita o público, todos os jogos da série principal de Resident Evil foram lançados com críticas positivas. Muitos dos jogos, notavelmente o Resident Evil 3: Nemesis, foram homenageados com muitos prêmios "Jogo do Ano" [11] e muitas vezes postos na lista de "O Melhor Jogo Já Produzido".[12]

Uma crítica comum a série são seus puzzles (quebra-cabeças) estranhos, aleatórios e as suas localizações. Se falando em Code: Veronica, o site Gamecritics escreveu que o jogo " continua uma experiência amplamente dirigida por puzzles (ao contrário de dirigida pelo enredo)." [13] A Capcom tem sido elogiada, no entanto, por fazer uma tentativa de exclui-los ou melhor integra-los no jogo, com a IGN escrevendo que os puzzles de Resident Evil 4 "não são tão obscuros que não possam ser compreendidos e de fato muitos deles são claramente infantis." [14] De qualquer forma, muitos fãns sentiram que o Resident Evil 4 simplificou de mais os princípios básicos da jogabilidade, os puzzles eram excessivamente fáceis de resolver e não precisavam de inteligência, o sistema de arquivos que deveria ser usado para ser o plano de fundo do jogo foi freqüentemente usado para recauchutar eventos que acabaram de acontecer, e a jogabilidade básica era muito simples e repetitiva, muitas vezes pedindo que você apenas matasse inimigos para progredir. Fãns também criticaram a história de Resident Evil 4 pela sua falta de ligações com os jogos anteriores da série.

Um fato que dividiu a comunidade de fãs de Resident Evil por anos foi a discussão sobre qual o "melhor" Resident Evil. Apesar de Resident Evil 4 ser estatisticamente o melhor pelas notas da crítica,[15] alguns acham que ele está muito longe de um fim da série e não o consideram um " verdadeiro" Resident Evil, e isso gera muita discussão entre os fãs da série.

Resident Evil 4 parece o primeiro de uma nova saga que promete continuar com Resident Evil 5.
[editar] Em outros jogos

Devido à popularidade da série Resident Evil, a Capcom incorporou referências a série e mais atualmente, até crossovers com seus personagens em outros de seus títulos. Outras companhias, tais como a SNK Playmore e Namco, também incorporaram referências à série.

* Trick'N Snowboarder (Tricky Sliders) - Um jogo de snow board para PlayStation, tendo Leon, Claire e um policial zumbi de Resident Evil 2 como personagens destraváveis
* Pocket Fighter - Um jogo de luta de Super Deformeds estrelando personagens de Street Fighter e Darkstalkers. Em um de seus combos, Chun Li esta vestida como Jill Valentine em sua farda da S.T.A.R.S. O final de Akuma no jogo também mostra uma cena na qual ele luta contra zumbis vestidos como os do Resident Evil' original '.
* Dino Crisis - Um jogo de survival horror dirigido por Shinji Mikami, muitas vezes considerado como parente da série Resident Evil. Logotipos da Umbrella podem ser vistos em certas caixas.
* Marvel vs. Capcom 2 - Um popular jogo de luta foi adaptado para muitos consoles, Marvel vs. Capcom 2 apresentava uma extensa gama de personagens da Marvel Comics e da Capcom. A Jill Valentine de Resident Evil era um desses personagens, com movimentos especiais incluindo uma habilidade de chamar zumbis e lançar corvos e Cerberus para causar dano. De seus três super combos, dois deles eram lançar uma série de foguetes do lançador de foguetes do RE1, e chamar um Tyrant para retalhar o oponente.
* SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash - Um card-game para o Neo Geo Pocket Color. Card Fighters Clash apresentava várias cartas baseadas nos jogos da Capcom e da SNK, incluindo cartas da Jill Valentine, Leon S. Kennedy, Claire Redfield e de um zumbi. A seqüência (Card Fighters 2: Expand Edition) incluía Chris Redfield e Nemesis ao elenco.
* Under the Skin - Uma das fases dessa comédia de ficção científica para PS 2 se passava em uma paródia da conhecida Raccoon City, e apresentava muitos dos personagens de Resident Evil 3: Nemesis, incluindo Jill Valentine e Carlos Oliveira, além do próprio Nemesis.
* Namco x Capcom - Um RPG de estratégia para PS 2. Bruce McGivern e Fong Ling de Resident Evil: Dead Aim eram mostrados, além de outros personagens da Namco e Capcom.
* Viewtiful Joe: Double Trouble - Uma continuação da série Viewtiful Joe para Nintendo DS continha uma fase baseada na série Resident Evil, apresentando músicas de fundo da série, inimigos inspirados nos de RE (como uma miniatura de Cerberus) e imagens dos personagens ao fundo..
* Dead Rising - Uma nova série de jogos da capcom sobre um shopping infestado por zumbis, onde um restaurante tem o nome de Jill's Sanduiches que tem relação com a famosa frase de Barry Burton em "resident evil: remake" onde o mesmo fala que jill viraria um sanduiche, pois quase foi esmagada.
* MegaMan Legends 2-É citado num cartucho de videogame escrito Resident Evil 44.

[editar] Protagonistas

Apesar do grande número de personagens e todos eles possuindo certa importância, os 4 que a Capcom tem como protagonistas numa visão geral da série são :

* Chris Redfield : Chris é um ex-membro de uma unidade especial de Raccoon City que, após sobreviver a uma missão que envolveu as armas biológicas da Umbrella, ele decidiu vingar a morte de seus amigos e passou a perseguir a Umbrella, sendo o maior ativista contra a empresa. Ao total, Chris protagonizou três games da série principal (Resident Evil 1, Resident Evil Code: Veronica e Resident Evil 5) e um da série Chronicles (Resident Evil The Umbrella Chronicles). Foi incluido no Battle Game de Resident Evil 2 e é jogável. Também faz uma participação em The Dark Side Chronicles.
* Jill Valentine : Serviu ao mesmo esquadrão de Chris no passado. Jill também é um dos poucos sobreviventes do incidente na mansão. Após o caso, decidiu unir-se a Chris em sua jornada para expor as farças da Umbrella. Jill protagoniza dois jogos da série principal (Resident Evil 1 e Resident Evil 3 Nemesis) e um da série Chronicles(Resident Evil The Umbrella Chronicles). Também aparece em Resident Evil 5.
* Leon Scott Kennedy : Leon era um dos policiais recém formados que viajava para a cidade de Raccoon para o seu primeiro dia de trabalho no Departamento de Polícia. Acabou encontrando uma cidade vítima do vírus criado pela Umbrella. Depois de sobreviver ao caso, ele se torna agente do governo e ocasionalmente luta contra armas biológicas. Leon protagonizou dois jogos da série principal (Resident Evil 2 e Resident Evil 4), além de também protagonizar um jogo da série Chronicles(Resident Evil The Darkside Chronicles) e um Side Story chamado Resident Evil Gaiden.
* Claire Redfield : Uma estudante que parte para a cidade de Raccoon em busca de seu irmão desaparecido, Chris. Se une a Leon ao ver que a cidade foi tomada por zumbis. Ela mais tarde volta a se encontrar com seu irmão. Protagoniza dois games na série principal (Resident Evil 2 e Resident Evil Code: Veronica), um da série Chronicles (Resident Evil The Darkside Chronicles) e outro da série Survivor (Resident Evil Survivor 2).

Referências

1. ↑ Press Release. CAPCOM. Página visitada em March 4, 2008.
2. ↑ Entrevista com Shinji Mikami e Tatsuya Minami. Official U.S. PlayStation Magazine Julho de 2002. Retirado em Janeiro, dia 27, 2006.
3. ↑ IGN.com. Capcom Brings the Evil to Cube.11 de Setembro, 2001. Retirado em 27 de Janeiro, 2006.
4. ↑ IGN.com Resident Evil 4, Two Other Capcom Hits PC-Bound. February 1, 2006. Retrieved February 2, 2006
5. ↑ IGN.com. Resident Evil Survivor Review. 13 de Setembro, 2000. Retirado em 27 de Janeiro, 2006.
6. ↑ IGN.com. Resident Evil Preview. 10 de Setembro, 1999. Retirado em 27 de Janeiro, 2006.
7. ↑ IGN.com. Resident Evil Passes On. 22 de Marso, 2000. Retirado em 27 de Janeiro, 2006.
8. ↑ IGN.com. Resident Evil Returns on Game Boy Color. 22 de Maio, 2001. Retirado em 27 de Janeiro, 2006.
9. ↑ Biohazard Archives. 2005. Retirado em 28 de Janeiro, 2006.
10. ↑ Resident Evil Fan. Resident Evil 4. Retirado em 1 de Fevereiro, 2006.
11. ↑ IGN. IGN Presents: The Best of 1998. 2006. Retirado em 28 de Janeiro, 2006.
12. ↑ Electronic Gaming Monthly. Top 100 Video Games of All Time. Issue 200, page 94. Retirado em 28 de Janeiro, 2006.
13. ↑ Gamecritics.com. Resident Evil Code: Veronica Review. 11 de Abril, 2000. Retirado em 28 de Janeiro, 2006.
14. ↑ IGN.com. Review of Resident Evil 4. 7 de Janeiro, 2005. Retirado em 28 de Janeiro, 2006.
15. ↑ Gamerankings.com. Resident Evil Games Listed by Score. Retirado em 28 de Janeiro, 2006.] Ver também

* Devil May Cry - O jogo originalmente criado para ser o Resident Evil 4
* Dead Rising - Outro jogo da Capcom sobre zumbis, apesar de não ter relação com a série Resident Evil.

[editar] Ligações externas
[editar] Sites oficiais

* Resident Evil - Capcom USA (em inglês)
* BioHazard - Capcom Japan (em japonês)
* Resident Evil - Capcom Europe (em inglês)
* Resident Evil - Degeneration (em inglês)

Naruto

O autor da série, Masashi Kishimoto, primeiro autorizou o one-shot de Naruto em Agosto de 1997 na revista Akamaru Jump.[1][2] O Naruto original tinha uma temática significante de amizade e confiança. No início da história, nem Naruto e nem Kuroda confiavam em ninguém, mas no final os dois se tornam amigos e passam a confiar um no outro. Apesar dos bons resultados na pesquisa com leitores depois do lançamento, Kishimoto pensou: "a arte está ruim e a história uma bagunça!". Kishimoto também revelou que ele estava originalmente trabalhando no Karakuri para o Hop Step Award quando, insatisfeito com as mudanças da história, decidiu trabalhar em algo diferente, o que o levou a criar Naruto.

Quando estava a criar a história de Naruto, Kishimoto olhou para outros mangás shonen para influenciar o seu trabalho, apesar dele tentar tornar seus personagens serem únicos o máximo possível.[3] A separação dos personagens em diferentes times teve a intenção de dar a cada grupo um sabor especial. Kishimoto queria que cada membro fosse "extremo", tendo uma grande quantidade de aptidão em um atributo mas não tendo talento em outro.[4] A inserção dos vilões na história foi principalmente para agir como contra-partes para os valores morais dos personagens. Kishimoto admitiu que esse foco em ilustrar as diferenças de valores nos vilões foi tão importante na hora da criação dos vilões que "Eu não pensei realmente como eles seriam em combate".[5] Quando desenhava os personagens, Kishimoto seguiu um processo de cinco partes que ele seguia continuamente: "concept and rough sketch, drafting, inking, shading, and coloring". Esses passos foram usados quando ele desenhou o mangá atual e fez as ilustrações coloridas dos tankobon, as capas da Weekly Shonen Jump, e outras medias, mas as ferramentas que ele usava mudavam ocasionalmente.[6] Por exemplo, ele usou um "airbrush" em uma ilustração para uma capa da Weekly Shonen Jump, mas decidiu não usar mais para desenhos futuros por causa da grande quantidade de correções que era necessário.[7]

Kishimoto também falou que, mesmo com Habbo se passando em um "mundo de loucos", o criador precisa definir algumas regras para ele poder criar a história mais facilmente. Kishimoto queria representar a tradição do zodíaco chinês, que tem uma grande presença no Japão, assim criando os símbolos com as mãos usados para fazer os jutsus. Quando Kishimoto estava criando o cenário da série ele inicialmente se concentrou em fazer o design da Vila da Folha, o ambiente inicial da série. Kishimoto falou que o design da Vila da Folha foi criado "bem espontaneamente sem muitas reflexões", apesar dele admitir que o cenário é baseado na sua casa na Prefeitura de Okayama no Japão. Sem ter um período de tempo específico, Kishimoto incluiu elementos modernos na série como lhe convinha, mas especificamente excluindo as armas projéteis e os veículos. Para o material de referência, Kishimoto fez sua própria pesquisa na cultura japonesa e as incluiu em seu trabalho.[8] Quanto a tecnologia, Kishimoto falou que Naruto não teria armas de fogo. Ele disse que talvez incluisse automóveis, aviões, e computadores com pouco poder de processamento.[9]

Kishimoto também falou que ele já tem uma idéia visual do último capítulo da série, incluindo o texto e a história. Mas ele disse que pode demorar um bom tempo para a série acabar já que "ainda tem tantas coisas que precisam ser resolvidas".[10]
[editar] Recepção

Naruto tem sido bem recebido tanto no Japão como nos Estados Unidos. Até o volume 46 o mangá já vendeu mais de 90 milhões de cópias no Japão.[11] A série de mangá Naruto se tornou uma das séries de maior sucesso da Viz,[12] tendo quase 10% das vendas de todos os mangás de 2006.[13] O sétimo volume lançado pela Viz se tornou o primeiro mangá a ganhar o Quill Awards quando este ganhou o prêmio pelo "Best Graphic Novel" em 2006.[13] O mangá também apareceu na USA Today Booklist com o volume 11 tendo o título de melhor série de mangá, até ser ultrapassado pelo volume 28, que conquistou a posição 17 na primeira semana de lançamento em março de 2008.[14][15][16] O Volume 28 também é um dos volumes com o melhor lançamento de todos os mangás há anos, e atualmente é o título de mangá mais vendido de 2008.[17] Em abril de 2007, o volume 14 ganhou o prêmio da Viz de "Manga Trade Paperback of the Year".[18]
[editar] Dubladores Brasileiros

A dublagem brasileira tem a seguinte equipe:

* Naruto Uzumaki: Jean Ivo Cabral
* Naruto Uzumaki (Jutsu Sexy): Priscila Ferreira
* Sasuke Uchiha: Robson Kumode
* Sakura Haruno: Tatiane Keplmair
* Kakashi Hatake:Elcio Sodré
* Iruka Umino: Silvio Giraldi
* Rock Lee: Thiago Keplmair
* Neji Hyuga: Michel Di Fiori
* Tenten: Jussara Marques
* Might Guy : Afonso Amajones
* Hinata Hyuga: Flávia Narciso
* Kiba Inuzuka: Fábio Lucindo
* Shino Aburame: Márcio Araújo
* Kurenai Yuhi: Samira Fernandes
* Shikamaru Nara: Vagner Fagundes
* Choji Akimichi: Kleber Brianez
* Ino Yamanaka: Fernanda Bulara
* Asuma Sarutobi: Nestor Chiesse
* Terceiro Hokage (Hiruzen Sarutobi): Hélio Vaccari
* Konohamaru Sarutobi: Fátima Noya
* Moegi: Flóra Paulita
* Udon: Gustavo Magalhães
* Mestre yoda: Fernado Moreira
* Ebisu: Cezar Marchetti
* Gaara do Deserto: Yuri Chesman
* Kankuro: Eduardo Serandini
* Temari: Priscilla Concepcion
* Zabuza Momochi: Wellington Lima
* Haku: Adriana Pissardini
* Anko Mitarashi: Samantha Fachinelli
* Ibiki Morino: Paulo Celestino
* Kabuto Yakushi: Gilson Ajala
* Orochimaru: Renato Soares
* Itachi Uchiha: Reinaldo Rodrigues
* Kisame Hoshigaki: Armando Tiraboschi
* Deidara: Mauro Castro
* Zetsu (Branco): Wellington Lima
* Zetsu (Preto): Anibal Munhoz
* Pain: Wendel Bezerra
* Jiraiya: Raul Schlosser
* Quinta Hokage (Tsunade Senju): Cecília Lemes
* Shizune: Letícia Bortoletto
* Mizuki Toji: Renato Soares
* Gamakichi: Marcelo Pissardini
* Gamatatsu: Marcelo Campos
* Pakkun: Cassius Romero
* Tonton: Suzy Pereira
* Gamabunta: Eudes Carvalho
* Manda: Rodrigo Najar
* Katsuyu: Suzy Pereira
* Jirobo: Mauro Eduardo
* Kidomaru: Wendel Bezerra
* Tayuya: Luciana Baroli
* Sakon: Sérgio Rufino
* Ukon: Sérgio Rufino
* Kimimaro: Felipe Zilse
* Raposa de Nove Caudas (Kyuubi): Wellington Lima
* Sasame Fuma: Priscila Franco
* Arashi Fuma: Fernando Prato
* Kotohime Fuma: ???
* Hanzaki Fuma: Marco Antonio
* Kamikiri Fuma: Dado Monteiro
* Jigumo Fuma: Paulo Porto
* Kagero Fuma (Macho): Mauro Castro
* Kagero Fuma (Fêmea): Adna Cruz
* Tsubaki: Andressa Andreatto
* Fujin: Guilherme Lopez
* Raijin: Mauro Castro
* Suzumebachi Kamizuru: Denise Reis
* Jibachi Kamizuru: Marcio Marconato
* Kurobachi Kamizuru: Sidney Lilla
* Raiga Kurosuki: Alexandre Marconato
* Ranmaru: Melissa Garcia
* Sansho: Zaira Zordon
* Karashi: Marcelo Campos
* Mitate: Ivo Roberto
* Hachidai: Aparecido da Costa
* Rokusuke: Felipe Zilse
* Sukeza: Gileno Santoro
* Sangoro: Eudes Carvalho
* Princesa Koto: Adna Cruz

[editar] Personagens Principais

Ver página anexa: Lista de personagens

Tango-nosources.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência
Editor, considere adicionar Mês e Ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:s-fontes}}.
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus

Este artigo pode conter espoliers dependendo do quanto o leitor do mesmo já tenha avançado na história do anime ou manga, já que algumas das informações aqui contidas podem adiantar fatos que ainda não apareceram no anime.

* Naruto Uzumaki: Definido como um jovem ninja determinado e energético de Konoha, para não dizer "problemático" (no início). Naruto tem cabelos loiros e olhos azuis, e se veste normalmente de laranja e azul (alterado para laranja e preto em Shippuuden), prática realmente pouco usual para um ninja. Um de seus maiores poderes é a confiança em si mesmo e nos outros, que ele transmite para todos, fazendo com que eles acreditem nele. Ele é barulhento e até atrapalhado, mas é principalmente honesto. Um de seus maiores desejos é virar um ninja do jeito dele, não um ninja ferramenta, ele quer que todos o respeitem e tem como sonho se tornar um Hokage, Naruto é treinado por Kakashi Hatake junto com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, por quem é apaixonado. Ele foi treinado também por um dos lendários sannins, Jiraiya(spoiler-Jiraia é morto por Nagato Pain no Shippuden). Ele tem um dom incrível, de fazer amizade com poucas palavras, e muda o coração de diversas pessoas em sua jornada. Ele considera Sasuke como seu rival e melhor amigo, Naruto sempre quis superá-lo em tudo e também ser igual a ele. Quem selou a Kyuubi dentro do Naruto foi o Yondaime, o Quarto Hokage, que morreu para conseguir isso. Naruto é o filho de Minato Namikaze, mais conhecido como Yondaime Hokage ou Quarto Hokage e de Kushina Uzumaki, uma kunoichi do antigo País do Redemoinho. Naruto vai precisar dar sua resposta ao Sasuke, e com certeza ele conseguira trazer o Sasuke de volta a vila.

* Uchiha Sasuke: Sasuke, o homem que já derrotou Deidara (a luta entre Sasuke e Deidara realmente não teve vencedores pois Deidara se matou ao utilizar seu ataque mais forte ao invés de se deixar ser morto por Sasuke), Itachi (Itachi deixou Sasuke ganhar, pois além da vitória ser o que Sasuke queria, o irmão passou o Amaterasu para Sasuke) e Orochimaru (Orochimaru tambem se deixou ser derrotado por Sasuke para ser absorvido e forçar Sasuke a libera-lo durante a luta contra Itachi, já que Orochimaru sabia que Sasuke encontraria o irmão e o enfraqueceria, duas coisas que Orochimaru não conseguiria fazer, mesmo com Itachi fraco, Orochimaru foi derrotado por um único ataque de Itachi) se considera um vingador, em constante busca de poder e vingança. Ele quer se vingar de Itachi Uchiha, seu irmão mais velho, que matou todo o seu clã, o clã Uchiha. Com 15~16 anos, Sasuke consegue sua vingança e mata Itachi. Sua decisão foi ser o melhor em tudo, para que um dia pudesse restaurar seu clã. Por causa desse sonho ficou distante e frio. Adora mostrar sua superioridade, esnobando e subestimando os outros. É esperto, conseguindo captar rápido as coisas. Mesmo assim, tem um coração gentil, que se preocupa com os companheiros. Todas as garotas da academia gostavam de Sasuke sendo fissuradas nele, deixando muitos com uma grande inveja, inclusive o próprio Naruto, mas Sasuke não ligava para isso, pois o que ele queria era cumprir sua vingança. Acha irritante o jeito de Sakura , encontrou em Naruto um grande amigo. Ele é irmão de Itachi Uchiha, que, ao que parece, foi capaz de matar o clã não sozinho, mas também com a ajuda de Madara Uchiha, e deixou vivo apenas Sasuke que fugiu para a Aldeia do Som e juntou-se a Orochimaru com ambição de poder para depois trair ele e matar Itachi com toda a sua raiva contida.

* Haruno Sakura: Achava que para ser uma boa ninja era preciso apenas decorar livros e depois tudo seria fácil, mas depois de um tempo vê como a vida de uma ninja é difícil.Cresceu muito psicológicamente ao decorrer da série, deixando de ser uma simples ninja, para uma ninja determinada. Tem uma rivalidade enorme com Ino Yamanaka, que antes era sua melhor amiga e fez com que ela, que antes era excluída pelos seus colegas por causa da sua "testa grande" e também pela sua "timidez", fizesse amigos e se tornasse uma garota extrovertida. Depois de Naruto e Sasuke irem embora, ela é treinada por Tsunade, uma ninja médica atualmente, a melhor. Com o treinamento de Tsunade, Sakura aprende jutsus médicos e a controlar seu chakra para aumentar sua força física. Isso leva ao caso que Tsunade foi melhor que Kakashi, pois aprendeu com ela a maior parte de seus jutsus, fazendo com que seu potencial ninja aumentasse e também tem grandes habilidades.Foi de grande ajuda quando Pain invadiu Konoha a procura de Naruto, com suas habilidades médicas ajudou vários moradores e principalmente Hinata quando esta entrou na frente de Pain para denfender Naruto, e ao final da batalha como de costume com a chegada o Naruto o socou e em seguida lhe abraça agradecendo-lhe pelo que ele fez.

* Hatake Kakashi: Kakashi é um Jounin da Vila da Folha Oculta, também fez parte da elite ANBU se tornado líder do esquadrão de assassinato com apenas 13 anos. Kakashi é o responsável pelo grupo 7, de Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno. Seu trabalho é assistir e treinar a equipe na longa jornada de shinobi. Kakashi é muito fechado e pouco se sabe sobre seu passado. Kakashi é muito forte, e o seu Sharingan não é de linhagem avançada do sangue, e sim um Sharingan implantado. Um companheiro de equipe, Obito Uchiha, que antes de morrer "doou" seu Sharingan para Kakashi, que perdeu seu olho esquerdo. Atualmente já elevou seu Sharingan ao nível de Mangekyou Sharingan (mas sendo esse diferente do de Itachi) com o qual desenvolveu uma técnica de distorção da realidade semelhante a um vórtice dimensional, o Kamui (com tal técnica arrancou o braço de Deidara). Os animais invocados por Kakashi usando o Kuchiyose no Jutsu são os caninos (cães). A equipe 7 foi a única que ele aprovou e treinou. Porém, Kakashi Hatake foi morto por Pain: Círculo dos Deuses durante a invasão a Konoha, mas no final da luta entre Pain e Naruto, Pain ressucita todas as pessoas que matou inclusive Kakashi,para a felicidade de todos os que adoram Kakashi, que após ressucitado vai ao encontro de Naruto que já está com suas forças esgostadas devido suas batalhas, e o traz carregado até Konoha (Kakashi também foi indicado ao posto de quinto hokage(Tsunade) e quase se tornou sexto hokage (Danzou) por uma decisão do conselho.

God Of War historia completa

God of War equilibra elementos de ação e raciocínio. O jogador possui diversos tipos de ataque e a animação faz com que todos os movimentos fluam de maneira natural.

Do ponto de vista da "jogabilidade", os golpes são fáceis de realizar: os controles perdoam a maioria dos deslizes de sincronia e permitindo que jogadores menos experientes se saiam razoavelmente bem. Além de suas lâminas básicas(As Blades of Chaos), ao longo do jogo Kratos terá acesso a diferentes tipos de poderes e armas que poderão ser encaixados dentro de combos (combinações de golpes) cuja execução garante um dano maior ao oponente.

God of War usa a criatividade para não cair na armadilha de ser um simples jogo de "amassar botões". Todos os inimigos podem ser mortos com golpes comuns, mas muitos (os maiores principalmente) têm a opção de serem exterminados com ataques sensíveis ao contexto, como um mini-game de pressionar os botões ou girar o direcional como aparece na tela. Com isso, o usuário consegue escolher as armas que deseja.

As batalhas são intercaladas com a exploração do cenário, que esconde baús atrás de paredes falsas ou portas, ou em outra localidade difícil de enxergar; e quebra-cabeças inteligentes que requerem contrapartida intelectual do jogador. Nem muito complicados ou simples demais, os quebra-cabeças sempre estão dentro do contexto, e variam entre o acionamento de uma simples manivela até a solução, gradual, de enormes salas cheias de pequenos enigmas.

O design das fases também é variado e oferece desafio na medida certa, sem ser linear demais nem aberta ao extremo. Geralmente, o personagem tem duas ou três rotas a explorar, além de algumas salas secretas com recompensas proporcionais ao esforço de descobri-las.

Um grande diferencial do jogo é a sua forma de câmera, em terceira pessoa, mas que é automatica e se encaixa nos cenários sozinha. Muitos jogos usam este tipo de câmera, mas poucos obtêm o sucesso e a perfeição de God of War.
[editar] Enredo

Encontram-se no decorrer da história alguns dos mais famosos personagens da mitologia grega, entre os quais estão Ares, Artemis, Medusa, Hades, Afrodite, Atena, Poseidon e Zeus. Naturalmente, os inimigos vêm da mesma fonte, e monstros como ciclopes, minotauros, harpias, hidras, centauros e outras criaturas lendárias serão poderosos obstáculos para o jogador (inclusive iniciantes).
[editar] História
Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A História inicia-se quando Kratos comete um suicídio, jogando-se da maior montanha da Grécia à beira do mar Egeu. Porém, para explicar o motivo de desejar se matar, a história retorna três semanas atrás, em que Kratos a pedido dos deuses vai em missão impedir um ataque duma criatura que estava aterrorizando os mares - A Hidra.

Poseidon entrega a Kratos um fragmento de seu poder olímpico para auxiliá-lo a matar a criatura.

Em uma das passagens de Kratos pelos navios destruídos, ouve gritos abafados de mulheres na parte inferior do navio pedindo por ajuda. Infelizmente, a única passagem foi trancada pelo capitão do navio na esperança de salvar as mulheres em vão. Kratos então parte à procura do capitão, e ao encontrá-lo (apavorado) ele e sua tropa foram atacados por três cabeças de Hidra, sendo uma delas a cabeça original. Kratos assistindo à tudo, vê o capitão desistir de fugir entregando-se à morte certa e clamando o perdão dos deuses, mas com a chave da porta pendurada em seu pescoço. Antes de Kratos conseguir pegá-la, o Capitão é devorado inteiro pela Hidra. Na intenção de recuperar a chave, Kratos enfrenta a Hidra, obtendo sucesso. Ao matá-la ele entra dentro de sua boca onde encontra o capitão desesperado deslizando pelo pescoço viscoso. Kratos o ajuda puxando-o pela chave. Agora a salvo, O Capitão agradece Kratos por vir salvá-lo. Kratos arranca a chave de seu pescoço e responde: - "Eu não voltei por você!" - empurrando o Capitão de volta a morte certa em direção ao esôfago da criatura. Retornando a parte inferior onde as mulheres clamavam ajuda, Kratos ao abrir a porta, depara-se com uma carnificina, matando os seres que tinham causado tudo aquilo. Ele percebe que ninguém sobreviveu. O "Banho" de sangue faz Kratos lembrar de seu passado....

Antes de servir aos deuses, Kratos era um General Espartano, que, com uma sequência impressionante de vitórias contra os inimigos de sua cidade, ganhou nome, reputação e se tornou motivo de orgulho para toda a Esparta. A cada dia, mais e mais soldados desejavam lutar ao lado de seu grande herói. Em pouco tempo, o pequeno exército de Kratos agora se tornara uma legião de milhares de homens. Juntos agora, lutavam pela soberania total de Esparta. Apenas uma pessoa em toda a Esparta não aceitava a situação que Kratos criara e o enfrentara de igual - sua mulher.

Um dia, em uma de suas batalhas, Kratos e seu exército iria enfrentar os Bárbaros. A derrota era certa, o número de soldados bárbaros era muito maior que o número de soldados espartanos. A arte de combate militar dos espartanos compensava seu diminuto grupo. Mesmo assim, pouco a pouco seu exército estava prestes a ser derrotado, o que os espartanos esperavam ser uma vitória, se tornou uma verdadeira carnificina. Os exércitos de Kratos eram dizimados, e quando ele estava prestes a receber a última punição, morrer pelo martelo do Rei Bárbaro. Kratos clama pelo deus "Ares - O Deus da Guerra", fazendo um pacto, em que se ele o ajudasse a derrotar seus inimigos ele seria seu servo.

As nuvens se abrem e delas desce o Deus da Guerra, soberano e imortal, que mata todos os bárbaros, Ares entrega a Kratos a "Blades of Chaos" (Lâminas do Caos)e ele, com essa nova arma, corta a cabeça do Rei Bárbaro, obtendo mais uma vitória para Esparta passando a servir fielmente às ordens de Ares.

Agora, obtendo mais sucesso do que nunca, Kratos passa a ficar mais violento e sedento por sangue dos inimigos. Certa vez, perante a uma pequena vila que servia a Deusa "Atena - Deusa da Sabedoria", Kratos os julga infiéis e que deveriam servir a Ares e não à Atena. Seu exército queima as casas, destrói famílias e condena os homens à morte. No pequeno templo que lá havia, o Oráculo da vila alerta Kratos que se ele entrasse no templo os erros cometidos os acompanharia para sempre.

Ignorando o aviso e possuído por ódio, Kratos entra e mata todos os que se escondiam lá. Ao observar os mortos em meio às chamas, vê sua mulher e sua jovem filha mortas por suas lâminas. Ares, em aparição ao fogo no templo, anuncia que tirou de Kratos aquilo que o fazia humano e que de agora em diante seria a maior máquina de matar de toda a Grécia.

Perturbado pelo erro e vendo o que se tornará, Kratos sai do templo derrotado. O Oráculo então o condena, fazendo as cinzas de sua mulher e filha ficarem impregnadas em sua pele, obtendo uma aparência branca. À partir daí, Kratos passa a ser conhecido por toda a Grécia como - "The Ghost of Sparta" (O Fantasma de Esparta). Revoltado e com sede de vingança, Kratos abandona o posto de general de Esparta e diz não servir mais a Ares e, desse dia em diante, não descansaria até destruir o seu criador.

Após esses acontecimentos, Kratos começa a ter terríveis pesadelos, visões na qual matava seus entes queridos. E para tentar fugir de seus pecados, seu passado e de suas visões, ele começa a servir os deuses, em troca de perdão por seus atos.

Kratos serve aos deuses por 10 anos. E após ter destruído a Hidra acreditou que seu castigo enfim havia acabado. Durante a noite, depois de beber e dormir com mulheres os sonhos novamente vêm perturbá-lo. Impaciente, Kratos clama por Atena e exige que os deuses lhe entreguem sua recompensa, livrando-o de seus pesadelos que o atormentavam. Atena pede paciência e que sua recompensa seria dada se ele realiza-se uma última tarefa - destruir o Deus Ares.

Atena alega que Ares estava ensandecido e que estava farto do progresso e soberania de sua cidade (Atenas), "Zeus - O Deus dos Deuses" decretou que nenhum deus deveria enfrentar outro. Sendo assim, Ares só podia ser derrotado por mãos mortais. Kratos vê então a possibilidade de se vingar do Deus da Guerra, Atena pede para que ele vá até sua cidade e que procure pelo Oráculo de Atenas. Ela lhe daria a informação de como derrotar Ares, então Kratos abandona os mares onde a Hidra apodrecia, e parte em destino a cidade de Atenas.

Em sua passagem pela cidade Kratos encontra a Deusa "Afrodite - A Deusa da Beleza e do Amor". Ela alega que os deuses estão esperançosos com o progresso de Kratos e por esse motivo ele receberá uma nova habilidade, a capacidade de congelar os seus oponentes, mas, para ter esse poder ele tem que merecer. Para isso, Kratos deve derrotar "A Rainha das Górgonas - A Medusa", o que logicamente ele consegue. Além de Afrodite, Kratos se encontra com o próprio Zeus. Zeus lhe entrega a capacidade de controlar os Raios.

Após enfrentar Minotauros e Ciclopes e soldados de Ares, Kratos finalmente chega ao Templo do Oráculo. Ao chegar na porta do templo, Kratos encontra um velho homem cavando um túmulo. Curioso, Kratos pergunta por que ele cava apenas um túmulo já que tanta gente estava morrendo. O homem lhe diz que estava cavando o túmulo para Kratos, mas que ainda não tinha terminado ja que ele deveria tentar permanecer vivo até que terminasse de cavar. Kratos espantado o ignora julgando-o um velho louco e que não o entendia como poderia saber de sua morte. O velho lembra Kratos de que ele não é o único a servir os Deuses e o deixa em paz para terminar a cova. Kratos então entra no templo, onde salva o Oráculo de um ataque das Harpias.

A Oráculo invade a mente de Kratos para saber se ele seria merecedor da informação. Ao ver tudo que Kratos fez em sua vida o Oráculo não compreende o motivo de Atenas o ter escolhido para salvar a cidade, mas mesmo assim, lhe diz que a única coisa que pode destruir um Deus é a Caixa de Pandora. Entretanto, por ser a arma mais poderosa que um mortal poderia ter, os deuses a haviam escondido muito bem. Ele diz que a viagem é perigosa cheia armadilhas e inimigos e que a caixa fica em um templo, em uma montanha depois do "Desert of Lost Souls" (Deserto das Almas Perdidas), localizada nas costas do último Titã vivo - Cronos - Deus dos Titãs, que foi condenado por Zeus, após a Titanomaquia, a ficar rastejando por toda a eternidade ou até que os redemoinhos do deserto conseguisse arrancar sua grossa carne de seus ossos.

Kratos finalmente chega ao deserto conduzido pelo cantar hipnótico das Sirenes, onde o atravessa chegando até a trombeta, que atrai o gigante Cronos. Ele passa 3 dias escalando a montanha. Lá um morto-vivo condenado por Zeus, por ser o primeiro a tentar roubar a caixa, informa que não importa o quão bravo e corajoso o guerreiro fosse, a morte dentro deste templo era certa, e que se Kratos fosse sábio deveria dar meia volta e partir. Kratos o ignora, e vendo que o conselho não havia funcionado, o morto-vivo abre os portões do templo e logo iriam se ver, pois uma das harpias iria trazer a carcaça de Kratos para ser queimada na fogueira.

Diversos desafios existem dentro do templo. Após muito sacrifício, finalmente Kratos, encontra a Caixa de Pandora. Porém, quando está levando a caixa para fora do templo, lá de Atenas, os olhos atentos de Ares percebe o plano de Kratos. Ares arremessa uma estaca de pedra de Atenas e acerta em cheio Kratos no alto da montanha acima de Cronos, enquanto Kratos agoniza com a estaca perfurada em seu peito, as Harpias em ordem de Ares roubam a Caixa. Tendo a vista escurecer, Kratos percebe que seu esforço foi em vão.

Kratos vai parar no tartaro, que é apresentado como uma queda infinita e com uma infinidade de plataformas compostas por espinhos, ossos pontiagudos e aparelhos cortantes. Durante a queda interminável, Kratos consegue se segurar na perna de um homem, que se segura em uma plataforma. Kratos sobe no corpo do homem. O Capitão assustado grita: "Você de novo?!". Novamente Kratos o deixa cair e segue para tentar escapar do tartaro. Ele sobe diversas plataformas e passa por vários desafios, até chegar ao fim sem ter mais nenhuma plataforma pra subir. Então um bloco de pedra preso por uma corda desce. Ele sobe na corda e acaba saindo na cova onde o homem velho estava, cavando na frente no templo do Oráculo.

Kratos entra no templo agora semi-destruído e ao final dele se depara com Ares, insultando a cidade de sua irmã (Atena) e ameaçando a tomar o posto do pai (Zeus)com a Caixa de Pandora. Ares percebe que Kratos estava ali e se surpreende por ele ter escapado do inferno, e pergunta zombando a Zeus se ele seria a única arma que o pai do Olimpo conseguiu para derrotá-lo.

Farto de insultos, Kratos usa seus poderes de controlar os raios dado por Zeus e atinge a corrente que amarra a Caixa, fazendo-a cair na beira do mar.

Finalmente, após muito tempo a Caixa de Pandora é aberta, a energia que flui dela faz Kratos se tornar tão gigante quanto Ares. Ares não se assuta, pois mesmo Kratos sendo de seu tamanho ele ainda era apenas um mortal. Os dois iniciam um combate final eletrizante, porém quando Ares é ferido e percebe que a vitória não será tão fácil, pretende destruir Kratos de outra forma - psicologicamente.

Ares transporta Kratos para o momento em que ele iria entrar no templo, onde sua mulher e filha se escondiam do ataque que ele mesmo criara. Neste momento, Kratos tem que defender sua mulher e filha dos outros Kratos que surgem para matá-las. Após derrotar todos os Kratos, ele volta à batalha contra Ares. Perdendo todas as chances os Deuses mandam um último presente para Kratos e ele observa que há uma espada de pedra nas mãos de uma estátua, ele pega-a e mata Ares.

Após matar Ares, Kratos pede a Atena que livre sua mente das visões. Afinal, ele tinha servido os deuses, e a deusa fala que os deuses perdoaram seus pecados, mas não apagariam suas visões, porque nem mesmo os deuses poderiam apagar tanta crueldade que Kratos fez.

Kratos, sem esperanças, compreende que sua única saída é a morte. Então sobe até a montanha mais alta de toda a Grécia, o Monte Olimpo, mas ninguém sabia que lá era o Monte Olimpo, e se joga lá de cima e cai no mar. Mas antes que ele morresse, os deuses o salvam e o levam para o alto da montanha novamente, e afirmam que alguém que tinha feito tantas coisas boas como Kratos não poderia morrer daquela forma, e como a vaga de deus da guerra estava livre, transformaram Kratos no novo "God of War"(deus da guerra).

final fantasy xii historia completa

Aviso Importante: O texto a seguir é a história completa de Final Fantasy XII do inicio até o fim do game.. Então obviamente contem Spoilers! Só leia até a parte que voce jogou se não quiser saber o que acontece depois.

Todos os créditos desse resumo são de Cidoflas o webmaster do site Final Fantasy Compendium - http://www.ffcompendium.com, a Final Fantasy Brasil apenas traduziu o texto para o portugues com a autorização dele.

A Era dos Deuses:
- Uma lenda constata que os deuses retiraram-se para uma "cidade de sua própria criação", soando como se os deuses (nas lendas dos Espers) fossem Occuria. Nos anos seguintes, os Occuria usam seu Sun-Cryst, fonte de nethicite deificado, para dar poder a humanos em particular, moldando história como um jardineiro molda plantas.
- Os Espers são criados pelos deuses, mas, liderados por Ultima, rebelam-se contra eles (aparentemente essa é a Guerra dos Mil-Anos mencionada na descrição do CP de Hashmal). Os deuses selam-os, forçando-os a servir quem invocá-los.

Mais de 2000 anos atrás:
- Kiltia funda a religião mais tarde chamada de Light of Kiltia.
- Muitos anos depois, Saint Ajora funda uma seita separada, a Glabados Church.

Aproximadamente 1150 anos atrás:
- Rei Raithwall, um nobre de um pequeno país em Valendia, é contatado por Occuria e recebe três pedaços de nethicite deificado (Dawn Shard, Midlight Shard, Dusk Shard) e a Sword of Kings (esses itens foram primeiro entregues aos Garif, mas eles falharam em usá-las, então deram a Raithwall). Ele usa esses artefatos para unificar Ivalice na Galtean Alliance. Archadia e Rozarria, membros da aliança, ficam juntas durante esse tempo.
- Raithwall derrota o Esper Belias e prende-o a ele.

Aproximadamente 1100 anos atrás:
- Raithwall morre. Ele deixa a Dusk Shard e Midlight Shard para seus descendentes, a Casa Galtea; a Dawn Shard é deixada em sua tumba. A Sword of Kings é colocada em Stilshrine of Miriam na tutela de Gran Kiltias. Belias é colocado para vigiar a Tumba de Raithwall e a Dawn Shard.

706 anos atrás (1 OV):
- O último dos descendentes diretos de Raithwall morre, terminando a Galtean Alliance e começando o domínio da Casa Dalmasca, começada pelo segundo príncipe de Dalmasca, e Casa Nabradia. A Dusk Shard é dada ao novo Rei de Dalmasca, e a Midlight Shard para Nabradia.

Aproximadamente 200 anos atrás (500 OV):
- A república governada pelo senado em Archadia é trocada por um sistema de governo militar. Archadia começa uma política de invasão expansionista. Eventualmente guerreia muitas vezes contra Rozarria.
- Casa Solidor, uma poderosa família do Senado, luta para ficar no poder, criando o Ministério da Lei e instalando Judges como seus líderes. Permanece no poder até o presente.

50 anos atrás (656 OV):
- Fran deixa a vila Eruyt de vieras, dizendo que não pode mais simplesmente observar a sociedade de humes atacando uma a outra. Sua irmã Jote, líder da vila, declara que ela não é mais uma Viera.

Algum tempo antes de seis anos atrás:
- Venat rebela-se contra Occuria e começa a procurar por uma maneira de acabar com os planos deles de controlar a humanidade.

Algum tempo atrás:
- A República de Landis é conquistada pelo Império Archadiano. Dois irmãos, Basch e Noah fon Ronsenburg, são deixados sem lar. Basch vai para o Reino de Dalmasca, enquanto Noah para o Império Archadiano. Ele rapidamente sobe nos ranks, e logo torna-se Judge Gabranth do Ministério da Lei.
- Lorde Vayne Solidor, filho do Imperador Gramis, sobe em ranks do Império. Ele faz seus próprios irmãos mais velhos serem acusados de traição e colocados a morte, no comando de seu pai, deixando apenas seu irmão mais novo Larsa.

Seis anos atrás (700 OV):
- Cidolfus Demen Bunansa, pesquisador líder do Império Archadian, entra em Giruvegan, cidade dos Occuria. Ele encontra Venat lá, que torna-se seu confidente, mostrando a ele como manipular nethicite e começa um plano para rebelar-se contra Occuria.
- Cid torna-se cego pelos planos de Venat, e começa a agir excêntricamente. Ele aponta seu filho, Ffamran, como um Judge. Ffamran, enfurecido com o comportamento do pai, escapa na Strahl, uma airship experimental de Archadia, e torna-se um pirata dos céus, com o nome Balthier. Cid fica próximo de Vayne. Imperador Gramis aponta Judge Gabranth para ser o braço direito de Vayne e também espiona-lo.

Seis anos atrás até o presente:
- Balthier conhece Fran, e ela junta-se a ele nas suas jornadas.
- Cid cria Bahamut, uma gigante e poderosa airship de guerra. Porém, ela requer uma enorme quantidade de energia para funcionar, mesmo nethicite manufaturado não pode fazer isso. Ele começa um esquema para acessar a Sun-Cryst, a fonte de todo nethicite, para destruir o poder dos Occuria sobre o homem e dar a Archadia controle derradeiro sobre o destino da humanidade.

Cinco anos atrás (701 OV):
- Uma praga consome Rabanastre. Os pais de Vaan e Reks são mortos nela.

Dois anos atrás (704 OV):
- Princesa Ashelia B'Nargin Dalmasca e Príncipe Rasler Helos Nabradia casam-se.
- Nabradia, temendo o poder crescente de Archadia, faz um trato com Rozarria para colocar tropas Rozarrianas perto da fronteira Nabradiana. Archadia pressiona Nabradia para dissolver o pacto, mas sem sucesso. Em resposta a isso, Archadia invade o capital de Nabradia, Nabudis (são liderados pelos Judges Bergan e Zecht). As forças Archadianas capturam a Midlight Shard. Judge Zecht é ordenado por Doutor Cid a usar a Midlight Shard contra Mabudis como um teste, e o faz, não percebendo as conseqüências. Nabudis é instantâneamente vaporizada; ninguém na cidade sobrevive. Logo uma camada de Mist envolve a cidade, e demônios começam a multiplicar-se, tornando a cidade e o palácio em terras mortas.
- Judge Zecht, envergonhado pelas suas ações, escapa do Ministério da Lei e toma o nome Rei Pirata Reddas. Ele chega ao porto em Balfonheim e começa a limpá-lo de seus cidadãos mais desagradáveis. Logo ele é o líder da cidade fazendo de lá um lugar digno e justo, mesmo cheio de piratas.
- Embriagada com seu poder, Archadia continua a guerra com um ataque sem provocação na Nalbina Fortress. Perdendo a fortaleza para Archadia iria facilitar a invasão de Dalmasca. Príncipe Rasler vai para as linhas de fronte de Nalbina, e é morto em batalha.
- O povo de Dalmasca perde muita de sua vontade de lutar. Uma brava força, incluindo Capitão Basch, Vossler, e um jovem soldado de Dalmasca chamado Reks, monta um contra-ataque contra Archadia. Antes de serem mandados, Basch recebe uma ordem do Rei Raminas, caso o rei morra ele deve entregar a Dusk Shard para a princesa, como prova de sua linhagem, permitindo que ela tome o trono de Dalmasca. A força de Dalmasca, porém, é derrotada. Logo depois, Archadia oferece termos de rendimento de Dalmasca. Rei Raminas de Dalmasca concorda em assinar o tratado em Nalbina Fortress.
- As forças restantes de Dalmasca, incluindo Basch, Vossler e Reks, rapidamente partem para Nalbina para proteger o Rei Raminas das forças Archadianas, que temem assassiná-lo logo que assinar o tratado.
- Judge Gabranth, irmão gêmeo de Basch, aparece disfarçado como Basch e assassina o rei e a maioria das forças de Dalmasca, incluindo Reks. Basch é levado em custódia e publicamente acusado de matar o rei (o motivo dado é que o rei estava "vendendo" Dalmasca). Sua execução é anunciada por Marquês Ondore, líder da cidade neutra de Bhujerba, que é ordenada por Vayne a fazê-lo. Logo depois, o Marquês também anuncia que Princesa Ashe tirou a própria vida por coração partido pelas mortes de seu marido e pai (não se sabe se Vayne esteve por trás desse anúncio também).
- Dalmasca logo oferece rendição incondicional para o Império Archadiano. Gabranth cumpriu seu objetivo de deixar Dalmasca como um reino partido.
- Contrário às proclamações de Ondore, nem Ashe nem Basch morreram. Basch é levado para Nalbina Dungeons por Vayne para assegurar um trunfo politico contra Ondore. Ashe vai ao submundo, tomando o nome Amalia, e junta-se a uma resistência contra o Império. Vossler acompanha-a como seu protetor.

Recentemente:
- Um dragão Yiazmat assassina o mestre de Montblanc. Querendo vingança, ele começa o Clã Centurio em Rabanastre como uma tentativa de reunir os melhores caçadores de monstros para eventualmente matar Yiazmat.

Presente (706 OV):
- Soldados imperiais regem Rabanastre, capital de Dalmasca. Vayne é apontado como novo Cônsul para Rabanastre.
- Ondore lentamente e sutilmente começa a agir contra o Império desviando o magicite mais puro das Lhusu Mines para a Resistência invéz de manda-las para o Império, como antes combinado. Judge Ghis é mandado para Bhujerba para investigar, com soldados imperiais. Pesquisadores de Draklor são mandados para Henne Mines, procurando por uma nova fonte de magicite no caso de Bhujerba acabar.
- Vaan (irmão de Reks), Penelo e Kytes são órfãos vivendo em Rabanastre sob o cuidado de Migelo, um bangaa que é dono de uma loja. Eles são todos empregados em vários serviços. Nós primeiro vemos Vaan fazendo extermínio de ratos. Migelo adquiriu um contrato de exclusividade para providenciar o jantar do novo cônsul que ainda irá chegar, mas a caravana com as mercadorias fica presa em Estersand. Migelo manda Kytes pedir a Tomaj em Sandsea Pub para pegar novas mercadorias, mas manda Vaan atrás de Kytes quando Kytes falha em voltar.
- Vaan acha Kytes em Sandsea estudando um tábua de notícias onde uma caçada foi colocada para uma mark (Rogue Tomato) no deserto. Kytes sugere que essa seja a causa do atraso na carava. Vaan manda ele de volta para Migelo e aceita a caçada. Tomaj dá a ele um mandado de trânsito e Vaan chega em Estersand, derrota Rogue Tomato e volta para a cidade, mas os portões estão trancados. Migelo chega com uma propina líquida para os guardas e leva Vaan, Kytes e Penelo (que veio procurar Vaan) de volta para cidade.
- Vayne faz um discurso para os cidadãos de Rabanastre, onde ele humildemente declara seus desejos para paz e a defesa de Dalmasca; as pessoas, que anteriormente falavam insultos, parecem acalmadas.
- Vaan decide infiltrar-se no Palácio Real durante o jantar, numa tentativa de achar algum tesouro para devolver às pessoas de Dalmasca. Penelo sugere que ele vá falar com o velho Dalan em Lowtown. Vaan segue o aviso dela. Dalan descreve um caminho secreto para o palácio, dá a ele uma Crescent Stone, e conta a ele que precisa de uma Sunstone de Giza Plains para recarregá-la.
- Penelo encontra Vaan no portão sul, e vai junto para Giza Plains. Vaan coleta uma Shadestone dos nômades em Giza, viaja pelas planícies recarregando-a até tornar-se uma Sunstone, e retorna para a cidade. Penelo sai para olhar a loja de Migelo, e Vaan volta para Dalan, que conta a ele que o caminho secreto para o palácio fica em Warehouse No. 5 em Lowtown e de lá para o Garamsythe Waterway.
- Enquanto Vaan tenta seu roubo, tanto a Resistência (liderada por Amalia e Vossler) como Balthier e Fran também entram no palácio pelo caminho de água; a Resistência está tentando assassinar Vayne, enquanto Balthier está procurando por tesouro. Porém Vayne foi alertado sobre o plano da Resistência, então prepara a airship Ifrit para atacá-los.
- Vaan consegue chegar ao tesouro do palácio com a ajuda da Crescent Stone de Dalan, e consegue uma pedra brilhante, a Dusk Shard. Ele confronta Balthier que demanda a pedra, mas antes disso continuar, soldados Imperiais chegam perto. A Ifrit acha a Resistência e começa um ataque em grande escala. Vaan escapa, e Balthier que ainda está atrás da pedra, segue. Eles escapam em um veículo aéreo parecido com uma motocicleta, mas o veículo logo pára de funcionar ( aDusk Shard absorveu a Mist dentro do veículo). Eles acabam no caminho de água abaixo.
- Eles logo encontram Amalia, lutando contra soldados imperiais no caminho de água. Vaan salva Amalia dos soldados, e eles escapam juntos, mas são pegos por Vayne. Penelo tenta convencê-los a deixar Vaan ir, mas não tem sucesso. Balthier entrega a Penelo seu lenço para guardá-lo até eles escaparem. Ba'Gamnan, um bangaa caçador de cabeças que faz serviços sujos para Gabranth, olha tudo (ele deseja a cabeça de Balthier por rixas passadas). Vaan, Balthier e Amalia são jogados em Nalbina Dungeons.
- Vaan assiste e critica três seeqs batendo em um bangaa dentro da masmorra. Os seeqs viram-se contra Vaan então, e Balthier ajuda-o a derrotá-los. Eles encontram Fran e espionam Judge Gabranth conversando com Ba'Gamnan, ambos irritados que Balthier enganou-os. Gabranth vai falar com Basch, e abre as magicks prendendo o caminho. A equipe segue rapidamente atrás.
- Gabranth interroga Basch sobre Amalia, mas Basch não diz nada. O Judge sai. Balthier e Fran entram no lugar; Fran detecta Mist vindo de baixo da gaiola de Basch. Balthier ignora os protestos de Vaan e leva todos abaixo na gaiola, libertando Basch. Vaan tem suspeitas dele, mas concorda em deixar Basch acompanhá-los por Barheim Passage. Basch consegue explicar sua versão dos eventos, e Vaan lentamente começa a mudar sua idéia sobre ele.
- Eles emergem em Dalmasca Estersand, e seguem para Rabanastre. A equipe separa-se. Vaan segue para a loja de Migelo para achar Penelo, mas ao invés disso encontra Kytes, que tem um serviço para fazer para o velho Dalan. Vaan oferece-se para fazer ao invés dele. Dalan dá a ele a Sword of the Order para dar a Vossler. Vaan acha o esconderijo de Vossler, onde a Resistência está fortemente debatendo o significado do fato de Basch está vivo. Basch sai, com roupas novas, mas Vossler recusa-se a confiar nele. Ambos Basch e Vossler concordam que eles precisam contatar Marquês Ondore em Bhujerba para tentar assegurar a liberdade de Amalia.
- Basch vai com Vaan para Sandsea para encontrar Balthier e Migelo, mas descobre que os Ba'Gamnan seqüestraram Penelo numa tentativa de atrair Balthier a eles. Ele deixou uma nota contando a Balthier para ir a Lhusu Mines em Bhujerba. Balthier está relutante em ir, mas Vaan oferece a ele a Dusk Shard se levá-lo. Balthier concorda. Basch também vai junto, pretendendo encontrar Ondore de qualquer maneira.
- Vossler tem sucesso em chegar a Ondore. Ondore faz ele chegar a bordo da Dreadnought Leviathan, onde Amalia está sendo mantida capturada. Ele aguarda uma chance de libertá-la.
- A Strahl chega em Bhujerba onde encontra forças imperiais procurando por Lorde Larsa. Larsa foge dos imperiais e encontra o grupo de Vaan, introduzindo-se como Lamont, e pede para ir junto com ees até Lhusu Mines.
- Nas minas, Larsa/Lamont encontra um pedaço de nethicite manufaturado, a prova que ele estava procurando para o Império estar fazendo experimentos em Lhusu. Eles de repente encontram Ba'Gamnan, que diz já ter deixado Penelo ir, mas ataca-os. A equipe escapa e Ba'Gamnan se perde nas minas.
- Penelo é pega por Judge Ghis, que depois encontra Larsa. Larsa desculpa-se, então pede a Ondore que coloque Penelo na mansão dele. Ambos Vaan e Basch desejam encontrar Ondore, então eles precisam de um jeito para encontrar pessoas associadas com ele. Vaan decide proclamar-se em Bhujerba como "Eu sou Capitão Basch!". Finalmente, Havharo, líder da Resistência em Bhujerba, apreende Vaan. Basch então entra, e um dos agentes de Havharo, um servente de Ondore, concorda em levá-los.
- Vaan pede a Ondore para ver Penelo, mas ela e Larsa já partiram para Dreadnought Leviathan. Basch também pede a Ondore que ajude a resgatar Amalia. O plano deles envolve Basch apontando sua espada contra Ondore, e sendo preso e levado para Judge Ghis a bordo de Leviathan, onde Amalia está sendo mantida. Ondore sabe que Vossler irá ajudá-los a escapar.
- Ghis conta a Amalia (revelada como Princesa Ashe) que ele irá soltá-la se ela jurar fidelidade ao Império, o que ela recusa-se a fazer. Infelizmente, ela não tem como provar sua linhagem e reclamar seu trono. Basch conta a Ashe que ele estava encarregado de dar a ela a Dusk Shard, cuja localização apenas ele sabe, porém, começa a jóia começa a brilhar na mão de Vaan. Ghis fica encantando, e pede a Dusk Shard. Vaan entrega após extrair uma promessa de não executar ninguém. Ghis concorda, e manda os prisioneiros embora, deixando Ashe separada.
- Os soldados escoltam Balthier, Basch e Vaan e os tres brigam com eles; Vossler, indo por trás, entra e consegue libertá-los. Eles conseguem chegar até Ashe e libertá-la. Ela concorda em confiar em Basch pelo momento, mas não tenta esconder seu ódio por ele.
- No caminho para a saída do Leviathan, eles encontram com Larsa e Penelo. Larsa conta a eles que Ghis foi avisado que eles escaparam. Ele dá a Penelo o nethicite manufaturado que achou nas minas. Vossler sai para assegurar uma airship, e Penelo vai com o resto da equipe.
- Eles encontram Judge Ghis antes de encontrarem uma airship. Ghis ataca eles com magia, mas o nethicite de Penelo abosrve-a. Eles derrotam Ghis, e Vossler entra, direcionando eles para uma airship Atomos que ele achou. Eles conseguem voltar a Bhujerba. Penelo devolve o lenço de Balthier. Vossler conta a Ashe que ele deve procurar por outro caminho para restaurar Dalmasca, e para ela levar Basch como protetor nesse meio tempo.
- Ashe segue para Ondore e pede pela ajuda dele, mas Ondore convence ela que não pode fazer nada até ela obtêr uma prova de sua linhagem. Aquela noite, Ashe entra a bordo da Strahl, pretendendo obtêr a Dawn Shard da Tomb of Raithwall. Vaan encontra ela, assim como o resto da equipe. Ashe pede a Balthier que "seqüestre" ela, e conta a ele que a tumba de Raithwall contém muitos tesouros. Vaan e Penelo não querem ficar por aqui, então eles todos seguem o mais próximo que podem da tumba de Raithwall: Dalmasca Westersand.
- Imperador Gramis pede a Gabranth que proteja Larsa, especialmente de Vayne, e que assegure-se que ele não torne-se como Gabranth.
- Vossler descobre os objetivos de Ashe, e contata Judge Ghis. Ele oferece uma troca: a Dawn Shard por Ashe de volta ao trono. Ghis concorda.
- A equipe segue a oeste para Ogir-Yensa Sandsea, onde Vossler encontra com eles. Eles lidam com Urutan-Yensa enquanto seguem por Ogir-Yensa e Nam-Yensa Sandseas, para o Vale dos Mortos e a Tumba de Raithwall.
- A equipe passa pela tumba, derrota Belias e obtém sua ajuda. Eles continuam e obtém a Dawn Shard.
- Quando eles saem da tumba, Judge Ghis está esperando por eles com a airship Shiva e o resto da Oitava Armada. Vossler diz a ela para entregar a Dawn Shard; Ghis induz o julgamento dela ameaçando Balthier de morte. Ashe entrega a Dawn Shard.
- Apesar de eles terem recebido ordens para não testar a Dawn Shard imediatamente, Ghis testa-a mesmo assim, pretendendo usá-la para ganhar poder sobre Vayne. A Dawn Shard começa a reagir, deixando Fran enfurecida devido a sua sensibilidade com a Mist. Eles escapam de suas algemas e atacam os guardas imperiais, mas são parados por Vossler. Eles derrotam-o.
- A Dawn Shard drena Mist dos motores da airship. Vossler pede a Basch que fique em seu lugar para proteger Ashe. A equipe consegue escapar em uma airship roubada em tempo - a Shiva explode, levando Ghis e Vossler, e a Oitava Armada inteira, incluindo a Dreadnought Leviathan, com ela. A equipe vê a Dawn Shard retornando em uma bola de chamas, e recupera-a.
- Ondore toma vantagem dessa perda do Império para começar a recrutar membros da Resistência. A cidade pirata de Balfonheim concorda em suprir a Resistência, mas não lutar com eles. Ashe retorna para Rabanastre, mas recusa-se a anunciar sua presença, como tal anúncio iria ser péssimo para os esforços de Ondore (já que ele havia anunciado a morte dela, e expondo isso como uma mentira iria abaixar a estima nos olhos dos recrutas em potencial). Rozarria começa a reunir-se para a guerra sob o pretexto de exercícios de treinamento. O Senado Archadiano expressa seu desprazer com Vayne pela exposição descuidada da Armada. Vayne é invocado de volta a Archades.
- Ashe resolve usar a Dawn Shard para atacar Archadia. Porém, ela não sabe como usá-la. Eles decidem ir para a vila Garif de Jahara para perguntar ao ancião lá. Balthier demanda pagamento antes de acompanhá-los, e pede pelo anél de casamento de Ashe. Ele conta a ela que irá devolver assim que ele achar alguma coisa mais valiosa.
- O chefe Garif não consegue ajudar Ashe, mas ele conta a ela que a Dawn Shard perdeu seu poder e é inútil no momento. Eles então são encontrados por Larsa, que pede para Ashe acompanhá-lo até o Mt. Bur-Omisace, em um esforço para terminar a guerra eminente. Ele espera que Gran Kiltias possa confirmar Ashe como tendo sangue real de Dalmasca, e uma pacto de paz seja forjado para parar Ondore e a guerra. (Al-Cid Margrace de Rozarria também é convidado para Bur-Omisace por Larsa.) Ele convence-a a fazer isso; apesar do fato que ela iria estar ajudando o Império, Larsa corretamente informa-a que Dalmasca seria o campo de batalha para qualquer guerra. Vaan decide ir com eles, em busca de respostas sobre sua direção na vida.
- Judges Drace e Gabranth, apesar de discordarem sobre Vayne subir ao trono, concordam que devem proteger Lorde Larsa, tanto de Vayne quanto do Senado, que iriam regiar terrivelmente quando descobrirem que Larsa não é a marionete que eles pensam que ele é.
- Em algum ponto em um passado recente, Mjrn, irmã de Fran, deixa Eruyt Village, preocupada sobre o crescimento da atividade imperial na Golmore Forest, perto de Henne Mines. Ela segue-os até as minas, onde ela é capturada por pesquisadores de Draklor. Ela é submetida a nethicite manufaturado, que deixa-a em possessão de Venat. Ela fica enfurecida, matando os pesquisadores e vagando pelas minas.
- A equipe passa por Golmore Jungle, mas a floresta recusa-se a deixa Fran passar. Fran abre um caminho para Eruyt Village e pede a Vaan para achar Mjrn. Vaan ao invés disso acha a irmão mais velha dela e líder da vila, Jote. Enquanto eles falam, Fran entra na vila e demanda saber onde Mjrn está; ela sentiu que Mjrn não está na floresta. Larsa interpreta as palavras subseqüentes de Jote para dizer que Mrjn está em Henne Mines, para onde a equipe segue. Eles encontram Mjrn, que possuida por Venat, invoca ou atormenta um grande Tiamat; a equipe derrota-o, e Venat escapa do corpo de Mjrn.
- O grupo retorna para Eruyt Village, onde Jote dá a eles Lente's Tear, uma relíquia que permite a equipe passar pela selva. Mjrn deseja ir com eles, mas Fran recusa, dizendo a ela para ficar na floresta. A equipe passa por Golmore Jungle e Paramina Rift, e entra em Mt Bur-Omisace.
- No meio tempo, Vayne assassina seu pai, Imperador Gramis. Ele culpa Gregoroth, do Senado. O Senado perde sua autoridade pelo Ministério da Lei, e Vayne ganha poderes autocráticos e é instalado como novo Imperador. Judge Drace acusa Vayne de traição e aponta a espada contra ele, não percebendo que os Judges mão estão ao seu lado. Judge Bergan desarma ela com sua força desumana por nethicite manufaturado. Vayne ordena a excusão dela (apesar de Zargabaath tentar convencê-lo do contrário) e Gabranth obedece sua ordem relutantemente, após ser avisado que Vayne sabe de seus relatos regulares para Gramis sobre suas ações. Vayne ordena que Zargabaath pegue a Alexander e vá para Mt Bur-Omisace para trazer Larsa de volta, aparentemente a força. Zargabaath leva Bergan e Gabranth com ele.
- O Senado deposto faz resistência com as forças disponíveis a eles, mas são rapidamente vencidos.
- A equipe conhece Gran Kiltias Anastasis e Al-Cid, que trás notícias da morte do Imperador. O plano anterior iria envolver Larsa convencendo o Imperador Gramis; mas com Vayne na liderança, ele iria simplesmente declarar Ashe uma impostora. Ashe decide tentar ganhar um poder maior do que Vayne e lutar ao invés de pedir por paz. Anastasis informa-a da Sword of Kings, uma relíquia de Rei Raithwall que pode destruir nethicite. Com ela, ela pode cancelar o uso de Vayne da Dusk Shard, e ter uma chance de lutar com Ondore e Rozarria contra Archadia. Ele manda-os para Stilshrine of Miriam para recuperar a espada.
- Batalhando contra outro Esper, Mateus, Ashe obtém a Sword of Kings. Balthier sugere que ela use-a para destruir a Dawn Shard como um teste. O fantasma de Rasler aparece para ela, tentando impedi-la de fazer isso (Occuria, que está projetando a imagem, quer o nethicite permanecendo como suas ferramentas). Ashe balança a espada, mas erra por vontade própria. Fran detecta uma cessação de Mist dele, e entende que a espada é real.
- Assim que voltam a Mt Bur-Omisace, eles acham-a sob ataque de forças imperiais. Larsa foi levado por Gabranth, e Bergan matou Anastasis. A equipe ataca Bergan e mata-o, descobrindo que seu corpo inteiro foi revestido com nethicite manufaturado. Al-Cid, que sobreviveu, pede que Ashe volte para Rozarria e convença-os a baixar suas tropas, mas Ashe recusa-se, deizendo que seu plano de usar a Sword of Kings contra a Dusk Shard. Balthier sugere que a Dusk Shard esteja em Draklor Laboratory, em Archades.
- A equipe segue para Mosphoran Highwaste e então para Salikawood, onde reunem um bando de moogles artesões para consertar a estrada para Phon Coast. Eles passam pela costa, Tchita Uplands, e Sochen Cave Palace, finalmente chegando em Old Archades. Balthier encontra um velho conhecido de nome Jules, que ajuda-os a passar para Archades começando um tumulto. Balthier vai para a seção central e investiga um caminho para chegar em Draklor; ele dá a Jules alguns chops para Vaan alcançá-lo. Jules embolsa os chops e faz Vaan correr pela cidade coletando seus próprios chops para pegar a balsa, atrasando ele. No meio tempo, Judges reforçam a entrada, assegurando que Vaan e os outros não infiltrem-se. Enquanto Vaan faz uma perturbação, Jules irá estar coletando sua própria informação sobre Draklor para vender pela oferta mais alta.
- Jules apresenta-os para um motorista que leva-os até Draklor. No meio tempo, porém, Zecht/Reddas conseguiu chegar em Draklor, pretendendo confrontar Cid. Vaan encontra a maioria dos guardas já incapacitados. Quando eles chegam no 70° andar, Reddas ataca-os, mas rapidamente percebe seu erro. Eles confrontam Cid juntos no último andar. Após a luta, Reddas ataca Cid, mas é impedido por Venat, que finalmente mostra-se. Cid escapa, mas provoca Ashe, dizendo para ela ir para Giruvegan, onde ela poderia achar uma nova pedra, e que ele pretende ir lá também.
- Reddas leva-os de volta para Balfonheim. Balthier sugere que sigam Cid para Giruvegan; Cid tem a pedra, e se eles destruírem ela com a Sword of Kings, Vayne irá ser deixado sem uma carta de trunfo, e as forças aliadas da Resistência e Rozarria podem acabar com Archadia. Reddas recusa acompanhá-los, ao invés disso investiga documentos achados em Draklor que apontam para Ridorana Cataract e Pharos Lighthouse. A equipe segue para Feywood, onde um mar de Mist espera. Uma visão de Rasler aparece para Ashe e abre o caminho em frente, para a cidade de Giruvegan. O portão que barra a porta apenas responde àquele que comanda Belias, o Gigas. Apesar de Balthier querer esperar por Cid na entrada, o fantasma de Rasler aparece e leva Ashe mais fundo na cidade.
- Após chegar no Great Crystal e derrotarem o Esper Shemhazai, Ashe acha-se sozinha em um lugar estranho. Occuria fale com ela e dá a ela a Treaty Blade, e confiando-a a tarefa de destruir o Império Archadiano e Venat. Eles dão a ela dicas levando para Pharos Lighthouse em Ridorana, onde ela deve achar a Sun-Cryst e cortar novos nethicite dele. Basch é contra a idéia dos Occuria. Balthier percebe que Cid nunca viria lá; ele queria que Ashe encontrasse Occuria, apesar de ele ainda não adivinhar qual o verdadeiro propósito de Cid, este é dar energia ao Bahamut.
- Larsa implora que Vayne faça um acordo com Ashe, mas Vayne clama que Ashe quer guerra, não paz. Larsa e Vayne mandam Gabranth para espionar Ashe e ver o que ela deseja.
- Os piratas de Reddas vão por águas acalmadas em Ridorana Cataract, por causa de um enorme mar de Mist. Após uma operação de resgate, Reddas dá a Balthier uma skystone que funciona em jagd (liberada de Draklor), permitindo que ele voe em direção a Ridorana. Reddas acompanha-os.
- Balthier diz a Vaan que pegue a Strahl se alguma coisa acontecer com ele. Eles acham uma inscrição de Rei Raithwall avisando eles de três chefes que esperam-os, e para não confiar em ilusões. Eles lutam contra outro Esper, Hashmal, no caminho acima. Eles encontram-se na sala da Sun-Cryst. Rasler de novo aparece para Ashe, indicando que ela deveria usar a Sun-Cryst para destruir o Império. Gabranth aparece então, bajulando-a a fazer isso. Ele tenta enfurecê-la contando que ele matou o pai dela. (Aparentemente ele secretamente deseja ver o Império cair, ainda curando uma ferida contra eles pela destruição de Landis.) Ele luta contra Reddas, que revela sua verdadeira identidade como Zecht. Ashe finalmente percebe que a imagem de Rasler é apenas uma ilusão de Occuria, e resolve destruir a Sun-Cryst. Gabranth batalha com eles, até Cid aparecer.
- Cid dispensa Gabranth, que ataca ele, apenas para ser jogado para trás por Venat. Cid usa a Sun-Cryst para despertar a Bahamut. A equipe batalha contra Cid, que invoca o Esper Famfrit. Eles derrotam-o, e logo seu corpo desaparece. Ashe e Vaan tentam atacar a Sun-Cryst com a Treaty Blade e Sword of Kings, mas não podem alcançá-la devido ao incrível poder fluindo de lá. Reddas pega a espada de Ashe e diz para eles correrem. Ele pula contra a Cryst, batendo nela e fazendo-a explodir. O resto da equipe escapa, mas Reddas é consumido em chamas.
- A equipe volta para Balfonheim, onde encontram Al-Cid esperando eles. Ele informa-os que não teve sucesso em assegurar que Rozarria tomasse atitudes pacíficas; e além disso diversos generais militares foram para a Resistência. Houve um confronto militar na velha Nabradia e isso requeriu uma declaração de guerra em ambas as partes de Archadia e a Resistência - e o campo de batalha é Dalmasca. Rozarria atualmente espera pela investida do Império para lutar junto com a Resistência, mas é apenas uma questão de de tempo antes de juntarem-se.
- Vayne comanda a Bahamut e segue para Rabanastre. A Strahl segue para a Bahamut. Vaan imita a voz de Larsa usando o aparelho de Balthier para imitar vozes, e Ondore fica convencido a deixá-los continuar para a Bahamut na batalha aérea. (Larsa tenta convencer Vayne a parar o confronto, mas Vayne demanda completa aniquilação.) A equipe desembarca e vai encontrar Vayne. No caminho, eles são de novo atacados por Gabranth. Ele é derrotado, e Basch tenta convencê-lo a terminar seu ódio.
- Eles encontram Vayne e Larsa, que finalmente levanta sua espada contra seu irmão. Eles derrotam Vayne, mas ele usa o nethicite manufaturado deixado por Cid para tornar-se Vayne Novus, uma monstruosidade de pele cinza. Vayne diz a Gabranth para derrotar Larsa; Gabranth responde levantando sua espada contra Vayne. A equipe batalha contra Vayne Novus; após a batalha, Gabranth tem sucesso em perfurar Vayne. Vayne lança um golpe contra Gabranth, mandando-o através da sala. Ele invoca um ataque final contra ele, mas Larsa o salva absorvendo o ataque com a nethicite. Vayne escapa...
- Vayne, apesar de acreditar estar morrendo, é diretamente possuído por Venat, invocando pedaços da Bahamut para ele próprio até parecer um dragão mecânico gigante. Ele começa a destruir naves na esquerda e direita. Porém, a equipe ataca esse novo chefe, The Undying, e prevalece.
- A equipe (com Larsa, e Basch carregando Gabranth) escapam na Strahl, mas a Bahamut para de funcionar. Balthier e Fran voltam para dentro para consertá-la e evitar que ela esmague Rabanastre. Gabranth pede a Basch que continue sua missão de proteger Larsa, então morre.
- A Strahl começa a mover. Basch, usando o aparelho de imitar vozes de Balthier, então finge ser Judge Gabranth e transmite um cessar fogo, com Larsa confirmando a ordem. Ashe então repete o cessar fogo para Ondore. Eles declaram o fim da guerra.
- Judge Zargabaath, a bordo da Alexander, transmite uma mensagem: A Bahamut está em curso de bater em Rabanastre. Ele pretende bater nela com a Alexander, e ordena suas naves para atirar nos restos da Alexander depois. Balthier então contata Ashe, pedindo que ela mande suspender o fogo até ele consertar a Bahamut. Nós vemos ele carregando Fran (inconsciente devido ao cair de escombros). Então a Bahamut cai na terra, fora de Rabanastre.

Um ano depois (707 O.V.):
- Lorde Larsa agora é Imperador. Basch é agora um Judge e seu protetor pessoal. A coroação de Ashe como Rainha de Dalmasca deve acontecer em um mês.
- Penelo e Vaan retornam para Rabanastre para viver em paz (a Bahamut permanece presente nos arredores da cidade). Eles tomam conta da Strahl na ausência de Balthier. Vaan também conseguiu de alguma forma dinheiro para comprar sua própria airship.
- Penelo retorna para o hangar da Strahl e descobre que foi "roubada" por Balthier: uma carta e um anél permanecem. O carta diz: "Alguma coisa mais valiosa: um Esconderijo de Glabados. Eu espero em Bervenia." O anél é o anél de casamento de Ashe, que retornou para ela.

Sidequests:
- Você pode caçar 45 monstros diferentes (marks), tanto de placas de notícias ou de Montblanc em Clã Centurio. Em um ponto, há relatos de um bangaa atacando caçadores de mark. Monid, um bangaa membro de Centurio, e Montblanc postam uma caçada falsa em um esforço para deixar Vaan e Balthier fazê-la. Eles sem saber da farsa aceita,, e vão para Ogir-Yensa Sandsea, onde eles encontram com Ba'Gamnan, que são finalmente vencidos.
- A caçada final é Yiazmat. Para destravá-lo, primeiro você deve derrotar Hell Wyrm em Sochen Cave Palace. Hell Wyrm tem 10 milhões de HP e muitas barras de vida. Yiazmat está no coliseu em Ridorana Cataract, e tem 50 milhões de HP. Derrotar ele (que requer muitas horas, porém você pode sair e voltar para continuar) dá a você um dos três ingredientes para a Wyrmhero Blade, e reúne Montblanc com seus cinco irmãos.
- Duas das caçadas podem ser encontradas em Pharos Subterra, os três níveis mais baixos de Pharos Lighthouse que ficam disponíveis após passar por lá a primeira vez.
- Outra caçada está na parte mais profunda de Lhusu Mines. Para explorá-la totalmente, duas chaves são necessárias para achar; uma na caçada de Antlion, e outra em Phon Coast Hunter Camp. A mark nesse caso é Gilgamesh. A equipe encontra ele em uma ponte; após lutar contra ele e Enkidu, ele corre. A segunda batalha é mais difícil. Após vencê-lo, ele deixa para trás uma réplica da Wyrmhero Blade, que ele rapidamente volta para pegá-la enquanto a equipe está de costas.
- Além dos cinco Espers encontrados na história, há no mínimo mais oito a ser obtidos.
Falando com um nu mou em Mt Bur-Omisace após ser atacado dá uma chave que funciona em Stilshrine of Miriam. Seguindo o caminho leva até o Esper Zeromus.
Em Mosphoran Highwaste, os templos na área de descanso contém "floatweed". Flutuando os corretos abre um caminho para o Esper Exodus.
Zertinan Caverns abrem em um certo ponto da história, e uma previamente inalcansável agora contém o Esper Adrammelech.
As comportas de Garamsythe Waterway podem ser usadas para levar até o Esper Cúchulainn.
Barheim Passage pode ser aberta com uma chave obtida após ajudar uma viajante bangaa na vila de Dalmasca Estersand. A passagem explorada mais a fundo leva ao Esper Zalera.
Três nu mou guardam uma chave para o Necrohol of Nabudis. O líder está em Nabreus Deadlands; um está em Archades, outro na casa de Dalan em Lowtown de Rabanastre. Após coletar alguns medalhões, eles abrem um caminho para três portas em Necrohol. Atrás da terceira porta tem o Esper Chaos.
Assim que coletar dez Espers, um geomancer em Jahara irá abrir um caminho em Henne Mines. No fim da nova seção aberta fica o Esper Zodiark.
Após vencer Shemhazai em Great Crystal de Giruvegan, um novo caminho irá abrir, com muitos portões nomeados pelos símbolos do Zodíaco. No fim fica o Esper Ultima, assim como um caminho para um chefe extremamente difícil, Omega Mark XII. Derrotar Omega garante outro dos três ingredientes para a Wyrmhero Blade.
- Você pode ir pescar coletando uma vara (a Muramata) em Balfonheim e dando para um homem na vila de Dalmasca Estersand. Após pescar vezes o bastante, e derrotando Gilgamesh, você deve ir em uma longa caçada de tesouro envolvendo muitas pistas diferentes. Leva você até um ponto em Barheim Passage, onde Gilgamesh de novo aparece. Ele dá a você a vara Matamune, clamando que ele estava procurando por outra lâmina lendária, mas apenas encontrou uma vara de pescar. Com a nova vara, você pode pescar até o fim, ganhando o terceiro ingrediente para a Wyrmhero Blade.
- Em Phon Coast Hunter Camp você pode começar uma missão onde deve caçar monstros raros. Há no mínimo 80 deles (apesar que apenas 30 dão troféus que você pode dar ao acampamento).
- A colônia em Giza Plains toma conta de cockatrices; porém, em um ponto da história, eles todos fugiram. Você deve coletá-los de praticamente todas as cidades no mundo antes de terminar a sidequest. Você deve falar com eles achando a Feather of the Flock em Giza Plains durante a estação de chuvas.
- Você pode correr com Rikken e seus amigos em Balfonheim de uma maneira similar a corrida de Vivi em FFIX, apesar que os prêmios não são ótimos.
- Você pode achar garrafas de Bhujerban Madhu (lícor) ao redor de Bhujerba e vender para pessoas na cidade.
- Viajando em airships comerciais, você pode começar uma missão onde deve encontrar as chefes de cabine em cada airship (são todas irmãs); entregando todas as cartas você ganha um prêmio.
- Você pode achar uma viera em Rabanastre e fazê-la encontrar sua "alma gêmea" após correr de um lado ao outro atrás deles.
- Ktjn, outra viera em Rabanastre, irá perguntar a você questões durante o jogo; suas decisões irão afetar o que finalmente decide fazer com a vida dela, e você irá ganhar um prêmio.
- Há muitas outras pequenas missões para fazer, mas nenhuma realmente merece uma menção aqui.